Hoje o Quadro Espelho, Espelho meu recebe com  muuuuito carinho  minha amiga, a Brasiliense, Marcela Carvalho, de 29 anos.

A Ma a vida toda teve sobrepeso, não curtia esportes e muito menos  academia, odiava comida “natureba” e amava ficar vendo filme comendo chocolate e bebendo coca-cola. O problema é que ela não fazia isso como uma pessoa normal, gostava de comer até sentir a barriga doer, até passar muito mal, só assim a ansiedade passava.

“Aos 13 anos de idade eu já pesava 80 kg, aos 15, eram 100 kg.”

Ela vivia fazendo  dietas loucas, perdia 10  e tornava a engordar 20 kg com o efeito rebote. “Tentei de tudo mesmo! Chás, remédios, dieta da lua, do sol, do mar, até em psiquiatra eu fui!” A genética também não ajudava, já que família da Marcela também tem sobrepeso, ninguém magro, com exceção de um primo que puxou para mãe magra dele.

“Eu comia só McDonald’s, frituras, MUITO doce, viciada em açúcar e em ver TV deitada ou no computador.”
A Ma começou  a namorar com 20 anos, só que o boy também era gordinho. “De 110 kg eu fui para 145 kg. Na época eu não era advogada e trabalhava como designer, ficava 12 horas sentada na frente do PC em casa comendo. Não saía para trabalhar e nem para me divertir. Tinha vergonha de tudo e todos. No fundo do poço, não tinha mais para onde engordar, estava pré diabética, com o pé na cova como dizia meu médico, com esteatose hepática e num relacionamento doentio que só me fazia engordar mais.”
Uma vez, ela conheceu uma garota obesa na fila pra tirar sangue para mais exames, ela tinha mais ou menos o mesmo peso que a Ma. “Aí, ela me convenceu de fazer a cirurgia do estômago. E lá fui eu! Toda esperançosa, achando que ia ficar magra e bonita como as modelos da TV.” 
Que decepção! Chegando no consultório o médico disse que não ia  operar nossa amiga, pois ela estava muito gorda, com péssimos resultados de exame de sangue e  tinha risco de morrer na mesa de cirurgia.
“Lá fui eu triste procurar uma nutricionista para emagrecer para fazer essa cirurgia que eu achava que ia resolver tudo na minha vida.”
Chegando na nutricionista ela  deu para a Ma “UM BANHO DE REALIDADE!” O corpo dela estava todo inflamado por dentro. Então ela  passou uma dieta chamada Detox pra desinflamar o corpo. Nessa dieta ela não limitou quantidades, mas ela proibiu glúten, lactose, derivados de leite, fritura, gordura, massas, açúcar e carne vermelha. “Basicamente, eu só comia carne de soja, frango, muita salada verde e frutas com poucas calorias. Em 2 meses perdi 20 kg, sem fazer exercícios (eu era muito pesada pra ir malhar).”
” Com 125 kg, voltei pro médico da cirurgia de estômago, ele quis me operar. Nossa, como eu fiquei feliz, na minha cabeça meus problemas tinham acabado! Ficaria magra de vez. Aí, mais um tapa na cara!
Minha cirurgia não deu muito certo, acordei da mesa de cirurgia vomitando sangue e quase morri. Não perdi quase nada de peso e voltei a engordar tudo de novo. Se eu perdi 20 kg foi muito, mas engordei 10 kg de novo. Ou seja, eu estava com 3 digitos na balança!”
Como assim gente? A Ma tentou até cirurgia de estomago e nada funcionou !!!
Aliás aquela amiguinha dela que fez cirurgia de estômago, está hoje  com 130 kg, e um outro amigo que também fez a cirurgia,  pesava 160 kg, perdeu peso, ficou com 90 kg, mas agora já está com 150 kg de novo!
“Sou contra esta cirurgia, pois não resolveu meu problema e nem o problema das pessoas que estão próximas a mim, como também sou contra o uso de remédios pra emagrecer, porque também não resolveu meu problema. Até provocar vômito eu tentei de tão pirada para emagrecer!”
Desiludida, ela voltou pra nutricionista que dos 20 kg iniciais, já que com ela a Ma teve algum resultado.
“Com coragem, fui pra uma academia como a nutricionista me recomendou, dei sorte de arranjar um personal trainner que me encorajasse e que me forçasse a gostar de exercício físico.”
Praticamente  1 ano de academia chorando, com raiva e ódio. Mas a nossa guerreira, não faltava 1 treino, mesmo toda emburrada!
“Depois o hábito virou amor. Hoje eu treino pra ser atleta, perdi 85 kg em 4 anos e meio de treino pesado e dieta com nutricionista, peso 65 kg, uso manequim 38, tenho 17% de gordura corporal, mas minha meta é chegar nos 14% de gordura corporal e aumentar 5 kg de músculo.”
A Marcela faz musculação, corre na rua (eu também adoro de paixão!) e Crossfit,  trabalha e ainda faz pós-graduação. Quem aí ainda vai inventar desculpa pra treinar, levanta a mão gente!!! Acorda 6 da manhã pra malhar e volta pra casa só 11 horas da noite!
“Se eu já tive vontade de desistir? Lógico, sou um ser humano! Eu cai e levantei diversas vezes. Meu último tombo foi voltar a pesar 80 kg ano passado por causa de bebida alcoólica e açúcar. Mas, eu sempre tiro forças pra me levantar e seguir em frente. É viver um dia de cada vez.
A regra da Ma é NÃO SE PERMITA! Quando você começa a ter “pequenos delitos”, um docinho aqui, uma cervejinha ali, faltar ao treino um dia. Aí, começa o fracasso! Não é ser neurótico, é questão de não dá brecha pro azar!
E assim como eu a Ma aposta na transformação de receitas gordurosas em super leves!
“Com whey protein dá pra fazer tanto doce gostoso, com aveia e ovos também. Não tem essa. Esqueça só o paladar, pense na calça que não entra em você, pense nas humilhações, na vergonha de sair de casa, de ficar nua na hora de namorar, de chegar numa festa com uma roupa super de velha porque o vestidinho bonito não tem do seu tamanho. Pense na sua saúde. Você quer chegar na velhice com o coração todo entupido? Sem músculos? Mole? Sem força?
Não! Você quer vigor! Quer vida, se sentir VIVA! Hoje eu me sinto viva!
E então gente, será que ainda dá para se boicotar, inventar desculpas e não se desafiar depois dessa história de sucesso da Marcela?
Será que um hambúrguer com fritas ou um milk shake que virarão uma mistureba na sua barriga e se degradarão em minutos valem mais a pena do que a sua vida com saúde?
Eu aqui no Blog sempre defendo “viver leve” e “viver bem.” Estar acima do peso não é a questão. O fator determinante é se sentir feliz plenamente e não só da boca para fora, com o que você enxerga no reflexo do seu espelho.
E o que estamos fazendo aqui neste mundo, se não desenvolvermos a SUPERAÇÃO e a EVOLUÇÃO? Tome fôlego, junte suas forças, defina aonde você quer chegar e tome posse da sua vida de uma vez por todas! A gente garante que o resultado será o mais maravilhoso de todos!
desenho_marcela
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=eAfyFTzZDMM&w=420&h=315]