Muita gente usa suplementos antioxidantes, como vitaminas C, E e beta caroteno, para ter saúde e combater doenças cardiovasculares (DCV). E o principal motivo está no estilo de vida: parece difícil, atualmente, ter uma alimentação balanceada… Assim, a suplementação daria conta do recado!  Realmente, devemos nos preocupar com a situação, pois as DCV são responsáveis por quase 30% das mortes no país. O tema é polêmico: Quais são os reais benefícios da suplementação de vitaminas antioxidantes para a prevenção de DCV?

Um trabalho, realizado em 2003, investigou uma série de estudos, sobre estas questões, para tentar decifrá-las. Os resultados foram surpreendentes: em 138 mil pacientes, suplementados com beta caroteno ou placebo, o índice de morte por todas as causas foi semelhante (7,4% e 7,0%, respectivamente). Sobre a vitamina E, apesar de 81 mil pacientes suplementados, o índice de morte por DVC foi de 6%, igual ao grupo placebo. Portanto, a suplementação não trouxe benefício algum! Mas, e os hábitos alimentares? Ainda vale a pena investir em uma boa alimentação? Em outro trabalho, publicado na American Journal of Epidemiology (2004), os pesquisadores mostraram que o consumo de frutas e vegetais (­5 porções por dia) reduziu significativamente o índice de morte por DCV e câncer, mas essa associação não aconteceu no grupo suplementado com antioxidantes.

Qual seria a explicação? Frutas e verduras contêm grande variedade de nutrientes e fitoquímicos, que podem produzir benefícios para a saúde, o que não acontece quando você só suplementa! Por causa disso, a American Heart Association recomenda que os nutrientes sejam obtidos pela alimentação, ao invés da suplementação, para promoção da saúde! Então, pessoal, a mudança do estilo de vida ainda é a melhor alternativa para uma vida saudável!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, mande um e-mail [email protected]

Siga também no instagram @joaoalfredo.pedroso ou pelo blog profnutriesportiva.wordpress.com

*Conheça o método de treino que fez a Loris emagrecer 23kg e secar de vez a gordura abdominal clicando AQUI !