sopadefubacomcouveGente, eu preciso dizer que mesmo quando criança, na época em que eu não comia tão certo eu já adorava este matinho. Minha avó sempre fazia sopa de fubá e colocava um montão de couve dentro.  Mal ela sabia o quão enriquecido ficava o nosso jantar.

A couve não é rica, é milionária em fibras, além de ser fonte de ferro, cálcio, vitamina C e antioxidantes. Por isso, ajuda no combate de várias doenças, melhora as defesas do organismo e contribui para o bom funcionamento do fígado.  Deve ser por isso que a gente era forte e esperto que só, lá em casa!rs

A couve também ajuda no tratamento da anemia, pois a vitamina C facilita a absorção do ferro. esse jeito não tem jeito, bora comer couve feliz da vida!

Falando das fibras nos alimentos, encontramos dois tipos diferentes: as solúveis e as insolúveis. As fibras do tipo solúvel são responsáveis por agilizar o trânsito intestinal, enquanto as do tipo insolúvel formam uma espécie de gel em contato com a água, aumentando a sensação de saciedade e dificultando a absorção de gorduras. A boa notícia é que ambos os tipos de fibra estão presentes na couve. Para aproveitar melhor esses benefícios, a dica é consumir também os talos da couve.

Mais outra coisa boa da couve!

O cálcio, encontrado na couve, é essencial para a boa formação dos ossos e dos dentes. Além disso, estudos mostram que o cálcio pode contribuir para o emagrecimento (xeeente, que tudo), assim como as fibras. A couve também contém substâncias antioxidantes, como os flavonóides e os carotenoides. Essas substâncias ajudam a prevenir o envelhecimento das células e melhoram as defesas do organismo. Ela ainda é fonte de substâncias que estimulam a produção de enzimas pelo fígado. Essas enzimas atuam na prevenção de alguns tipos de câncer.

Como podemos consumir a couve?

Gelinhos de couve

Gelinhos de couve

A couve pode ser consumida crua ou refogada. A hortaliça fica ótima em saladas verdes e também pode ser utilizada como ingrediente de sucos e vitaminas (Vai lá e bate com água, põe nas forminhas de gelo, daí depois mistura em qualquer suco, até no das crianças. Prometo que fica mara!). Outra dica é comer couve pelo menos 2 vezes na semana, dando preferência para a hortaliça crua.

E se eu te disser que aprendi fazer um WRAP DE COUVE que é tão bom, tão bom e tão prático que vicia fazer? E além de tudo ajuda na dieta, você acredita? Então corre lá na página de receitas e já prepara pro jantar!