pretreino

No consultório, muitos me questionam o que comer antes e depois do treino.
Seja para hipertrofia ou definição muscular sempre importante uma combinação de proteína com carboidratos.
Eu fiz um post aqui no blog que voce também deveria ler sobre exames laboratoriais, da importância que eles têm para análise do nutricionista ou médico, por exemplo, um diabético que queira hipertrofia. Ele precisa de carboidrato para ter hipertrofia, mas ao mesmo tempo devemos tomar cuidado por ser diabético e o açúcar dos alimentos podem prejudicar sua saúde.

maxresdefault
Por isso, de forma geral procuro utilizar os mesmo tipos de carboidratos, apenas mudo a quantidade, sempre individualizada a dieta. Os carboidratos que uso são: Batata doce, mandioca, mandioquinha, arroz e massas integrais, aveia e a tapioca que hoje venho utilizando no lugar do pão, além desses na forma de suplementação utilizo o waxy maize (feito do amido de milho).

dieta-alimentos-e-melhores-suplementos-pos-treino
Outra forma de carboidratos que podemos utilizar pré e pós-treino, mas que devemos saber muito bem a quantidade a ser indicada para cada paciente, por isso a importância de um bom profissional nutricionista são as frutas. Se você tem um tempo muito curto entre a refeição e o treinamento acho interessante utilizar uma fruta como banana adicionada com aveia para diminuir índice glicêmico.

2015-02-09 09.25.07
Os alimentos protéicos que costumo utilizar são carnes magras como frango, peixe e cortes bovinos magros como patinho, mignon, lagarto e ainda os ovos, derivados do leite em alguns casos como queijo cottage, ricota e queijo branco e whey protein, caseína e albumina na forma de suplementos.
Sendo assim um exemplo de pré-treino sólido seria Batata doce + patinho moído ou tapioca + frango ou ainda Frutas picadas com aveia + whey protein.
Pós-treino, não que seja regra, mas por praticidade e digestão mais rápida utilizamos whey protein isolado + waxy maize ou whey protein isolado + frutas, nada que eu não possa colocar macarrão integral com atum ou arroz integral com filé mignon, tudo dependerá da disponibilidade do paciente e do tempo que ele tem de uma refeição a outra.

wpid-antioxidantes-1.jpg.jpeg
Digamos que o paciente treine 15hr e irá comer novamente as 18hr, eu posso colocar whey protein isolado + caseína + waxy maize + oleaginosas, tudo dependerá de cada paciente, sua particularidade de horários e até mesmo sua condição de saúde que eu verifico através do exame de sangue.
Portanto pessoal, não existe receita de bolo, procure sempre um profissional da nutrição e de preferência especialista em esporte. Só quem vivencia o esporte sabe o que o paciente precisa.

Dr. Vinicius Bearari Ribeiro
CRN 27450

Telefone: (11) 31504040