Por conta das diversas informações que estão espalhadas pela internet, algumas vezes lemos notícias dizendo que os famosos sucos detox são bons. Também acontece de nos defrontarmos com reportagens dizendo que eles não são saudáveis. Assim, ficamos pensando: “em quem acreditar?”. Baseado nisso, resolvi esclarecer algumas coisas sobre esse assunto!

  • O suco detox é saudável?

Sim, é saudável. Devido à mistura dos ingredientes utilizados, o consumo deste tipo de suco pode nos ajudar a ingerir alguns nutrientes relevantes, como vitaminas e minerais, que são importantes para a manutenção da nossa saúde, e fibras, que nos ajudam até a manter a saciedade e o bom funcionamento do intestino! Hoje em dia, muitas pessoas têm uma alimentação com pouca variedade, devido ao baixo consumo de frutas e verduras, resultando em uma alimentação com deficiência nutricional. Neste caso, acredito que o suco detox possa ajudar na complementação da dieta para atingir esses nutrientes

  • Precisamos do suco detox para desintoxicar o nosso organismo?

Não. O fato de serem saudáveis, pois são ricos em vitaminas e minerais, não significa que eles tenham esse papel de desintoxicação. A confusão começou porque essas bebidas são ricas em antioxidantes naturais, que combatem os radicais livres – mas não dá para dizer que o suco detox limpa o organismo. Por outro lado, isso não significa que eles sejam ruins ou que não sirvam para nada. Devemos esclarecer a confusão.

  • Posso fazer uma dieta só com suco detox?

Devemos ter cuidado com isso: é importante lembrar que os sucos têm baixa quantidade de caloria, além de serem pobres em gorduras essenciais, carboidratos e proteínas. Portanto, mesmo o suco detox sendo saudável, o consumo exclusivo pode levar à desnutrição. Também não recomendo a substituição de refeições, como o almoço, por exemplo, pelo suco detox, pelo mesmo motivo! Portanto, minha sugestão é a seguinte: utilize os sucos para complementar a sua dieta, que já deve ser saudável. Nada adianta, fazer uma dieta toda desregrada, com a ingestão de frituras e tudo mais, e acreditar que o suco fará a diferença!

  • Posso consumir o suco detox antes do treino?

Aqui, também, precisamos ter cautela. Como disse na resposta anterior, suco detox tem baixa quantidade de calorias e, dependendo do treino, a refeição pré-treino deve ser fonte de energia para realizar o exercício. Essa questão é individual e depende muito de cada um. Resumidamente: eu não recomendaria o suco como um refeição pré-treino, mas vale uma conversa com o seu nutricionista para estudar o seu caso e ver como está o seu treino – então saber qual é a melhor alternativa nutricional!

Por hoje é só. Espero que tenha ajudado a esclarece algumas dúvidas deste assunto. Na nutrição, não existe o bom ou ruim – isso vai depender da necessidade de cada pessoa e da quantidade ingerida de cada alimento. Portanto, sem radicalismos e vamos todos juntos em busca de uma alimentação saudável!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, mande um e-mail [email protected]

Siga também no instagram @joaoalfredo.pedroso