image

Dr. Kirihara

Mais uma vez, tenho a honra de receber meu amigo querido, o fisioterapeuta Anderson Kirihara para falar dos cuidados que devemos ter com os nossos joelhos! Aqui faz parte e compartilha o conhecimento quem realmente entende ! Vamos conferir?

“Conhecida como água no joelho, a sinovite consiste numa inflamação da membrana sinovial, uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões musculares, cápsulas articulares e bolsas sinoviais.

Causa
A água no joelho ocorre após uma inflamação da membrana sinovial. Entre as causas estão: traumas agudos, uso excessivo ou repetitivo da articulação, infecção, reação humoral ou metabólica.

image

Sintomas
Inchaço, aumento da temperatura local, vermelhidão e dor na articulação. Dificuldade em movimentar a articulação afetada.

Diagnóstico e exames

Por meio do exame físico o médico ou fisioterapeuta consegue confirmar o diagnóstico de sinovite. Radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética também podem ser feitos.

Tratamento
O tratamento da sinovite depende da sua causa. Em alguns casos o médico pode retirar o excesso de líquido intra-articular através de uma punção. Mas a maioria pode ser tratada com fisioterapia, que busca uma diminuição do edema, aumento circulatório, drenagem linfática, fortalecimento muscular e o ganho de amplitude articular.
image

Para estes objetivos, condutas como Laserterapia de baixa intensidade, Terapia combinada, técnicas de liberação miofascial, drenagem manual linfática, método de RICE (gelo, compressão, repouso e elevação), exercícios de amplitude de movimento, fortalecimento e propriocepção podem ser utilizadas.”