Viver leve e viver bem na minha opinião é muito mais do que o peso na balança ou o número do jeans que você usa.

Saúde é coisa séria e por isso que aqui no blogdaloris.com todos os assuntos são abordados com auxílio profissional, com total credibilidade e responsabilidade para que você tenha um conteúdo de fácil entendimento e de qualidade.
Hoje o meu amigo e profissional de odontologia e ortodontia, Dr. Fernando Pertel fez uma matéria exclusiva sobre a importância da higiene bucal para quem busca uma real vida saudável!
Vamos acompanhar?

image

“Quando sentimos aquela vontade de devorar doces e guloseimas não é nada agradável ter que dizer não e pensar nas restrições da dieta. Mas quando se trata de saúde bucal em geral, a opção em nos alimentarmos de forma saudável tem um papel fundamental.  “A saúde começa pela boca”, é a maior verdade e de forma breve tentarei esclarecer.
Existem alimentos que fornecem nutrientes essenciais para os nossos dentes, mantendo os mesmos fortes e saudáveis.  Os alimentos podem ser classificados de protetores e detergentes. Exemplo de protetores: leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju e coco ralado.

image

Esses são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos pelas mesmas. Alimentos ditos detergentes são representados pela maçã, pera, cenoura, milho, legumes e verduras crus, esses alimentos são capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente.

image

Esses alimentos são mais fibrosos, necessitando de uma efetiva mastigação, aumentando o fluxo salivar e consequentemente a limpeza dos dentes.

Há alimentos que fazem mal aos dentes (principalmente doces e alimentos pegajosos). Esses devem ser ingeridos de forma regrada e logo após as refeições, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos.

O cálcio é um ingrediente nobre na prevenção da cárie, principalmente para crianças em fase de crescimento. O leite e seus derivados são fontes de cálcio. Considere o leite desnatado e o iogurte light, devido à baixa gordura.

Grãos integrais são ricos em vitamina B e ferro, importantes para a saúde gengival. Possui também magnésio, um ingrediente muito importante para os ossos e dentes.
image

Farelo de trigo, arroz integral, cereais e massas integrais são excelentes fontes de grãos integrais.

Dicas importantes:

– Faça uma higiene oral completa, usando primeiro o fio dental, posterior escove os dentes (escova de cerda macia e dê preferência cabeça compacta) e limpe a língua cuidadosamente.

image

A qualidade na escovação sempre prevalece sobre a quantidade.

– Beba no mínimo 2 litros de água por dia.

image

– Evite café, refrigerantes e sucos industrializados frequentemente.

– Na impossibilidade de higiene oral, mastigue durante 5 minutos goma de mascar dietética (tipo Tridente), após as refeições ou quando sentir a boca seca.

image

Cuidar da sua saúde bucal é simples e um capricho com o seu corpo. Visite a nossa clínica e receba ainda mais dicas.

Site www.pertelodonto.com.br

Tel. (11) 3256 9859 cel. (11) 97431 4125

 

Dr. Carlos Fernando Coutinho Pertel

CRO 77023