É comum discussões hoje em dia entre os vegetarianos e os “carnívoros”. A minha opinião é de respeitar a opção de cada um e como nutricionista ajustar a dieta de cada pessoa de acordo com seu objetivo.

Como-construir-músculos-sendo-vegan-ou-vegetariano-3

Mas e no caso dos vegetarianos, como seria?

Normalmente o vegetariano aceita bem os ovos, leites e derivados, até mesmo o whey protein, o que acaba facilitando a elaboração do cardápio.

Dicas práticas para a adequação proteica são:

derivados-do-leite

Use duas refeições do dia com derivados do leite (iogurte sem gordura, queijo cottage). Como sugestão: café da manhã e antes de dormir.

 

Use duas refeições do dia com ovos. Como sugestão: almoço e jantar.

omelete-de-claras11

Use duas refeições do dia complementadas por um suplemento proteico de lenta absorção (caseína ou mix proteico). Como sugestão: Acompanhar aquela tradicional fruta do meio da manhã e do meio da tarde com castanhas.

Quanto ao treinamento, a suplementação irá depender da intensidade. Para treinamentos mais avançados, o uso de whey protein isolado, waxy maize/maltodextrina, glutamina, BCAAS e creatina, podem ter grande valia. Já treinamentos em níveis menores, uma suplementação tão completa, seria desnecessária.

strong woman

Alimentos como oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmia, etc), leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha), arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinua, amaranto, aveia, também são de grande valia no enriquecimento da dieta como um todo. A suplementação vitamínica-mineral também deverá ser ajustada individualmente, tendo-se atenção especial com a ingestão de vitamina B12 e ferro.

Deve-se ingerir uma gama completa de legumes, verduras, complementando com algumas frutas.

Comendo-salada

Acredito muito em bons resultados em vegetarianos, não tenho muitos pacientes, mas os que são têm excelentes resultados!

Então se você é vegetariano ou conhece alguém que seja, poderá ter sim sucesso no ganho de massa muscular!

 

Eu sou Vinicius Bearari Ribeiro – Equipe Dr. Paulo Muzy

CRN:27450

 

E aí? Gostou da matéria? Se você quer receber as dicas da Loris, matérias e muito mais, cadastre-se gratuitamente acesse:  AQUI e seja mais saudável a cada dia!

Se você também quiser conhecer o programa de treinamento que a Loris  testou e super aprovou pra secar gordura abdominal acesse: AQUI e não perca tanto tempo na academia!