Como você tem se relacionado com o seu eu?

Cuidar da sua relação com o seu eu não é egocentrismo. Temos que nos relacionar bem conosco, nos cuidar para assim poder ter relacionamentos eficazes. Como posso esperar que o outro me queira bem, me ame, se eu mesmo não o faço? Por isso a relação com o mundo começa de dentro de nós.

O amor que começa de dentro

Se autoconhecer é essencial para uma boa relação consigo. Saber como somos, nosso comportamento, o que em nós pode atrapalhar ou ajudar para se ter bons relacionamentos.

Acredito que ninguém é plenamente feliz uma vida inteira sem ter com quem compartilhar suas vitórias, auxiliar nas perdas ou em momentos de dificuldade.

Pode haver aqueles que sozinhos se sentem felizes por um tempo, depois de relacionamentos amorosos ou amizades frustradas, mas chega uma hora que precisamos do outro para nos sentir completos.

Relacionamento eficaz

Longe da perfeição, um relacionamento eficaz é saber manter a união. Pensar em dois, que apesar de acontecerem desavenças, com empatia e o respeito mútuo, se chega sempre na melhor resposta possível para qualquer situação.

Em um relacionamento como um casamento, uma amizade, relação familiar ou qualquer outro, para manter algo que não se definhe com as brigas e com tempo, o ideal é sempre pensar em se preservar uma ligação de respeito mútuo e na hora da briga lembrar que para ganhar nessa “batalha” o melhor é ceder, ver o melhor para ambos e deixar o orgulho de lado.

Respeito e amor por si, não é deixar o orgulho falar mais alto. Saber o que está acontecendo, ponderar sobre a situação e tomar a melhor decisão, pensar em felicidade a longo prazo não somente no hoje.

“Lembre-se sempre: o único que você pode mudar, em qualquer relacionamento, é você mesmo.”

Focar naquilo que podemos fazer para se ter um relacionamento é o melhor que podemos fazer para um relacionamento eficaz.

Se focarmos naquilo que não podemos controlar colocamos nas mãos do outro o controle da nossa própria felicidade. Trabalhe naquilo que se pode controlar, que você será mais feliz.

Seja a mudança que você deseja

Se você deseja que algo aconteça, comece por você. Sabemos que melhorar o relacionamento com o outro não é nada fácil. Entretanto quando se quer, persistir é o remédio, mas temos que ter em mente que não é algo que se acontece da noite para o dia, e também não se deve esperar que o outro mude, pois como foi dito o que temos total controle são as nossas ações.

Quando aderimos a mudança para nós, pode se influenciar o outro a querer o mesmo, mas não é algo certo, por isso temos que querer realmente essa mudança para nós sem essa intenção do outro vir a mudar.

Às vezes com a mudança vem a clareza no pensamento, e se tem algo que se deve acreditar que enquanto não nos desvinculamos das situações ou pessoas ruins que nos prendem não damos a chance de pessoas e acontecimentos  maravilhosos virem a nós.

Após toda essa reflexão lhe pergunto, como você tem lidado com seus relacionamentos?