Sabe aquela massa que sobrou do nosso leite de amêndoas que postei na semana passada?
Que tal fazer um queijo vegano delicioso com ela?
Vamos aprender como fazer?

INGREDIENTES
1 xicara e meia de agua fria
5 colheres de chá de ágar ágar em pó
1/2 xícara do resíduo do leite de amêndoas. Caso você tenha congelado é só descongelar naturalmente na noite anterior.
Suco (sumo, caldo) de limão a vontade
1 dente de alho pequeno
1 colher de chá de sal rosa ou light
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem prensado a frio ou azeite de abacate
Ervas aromáticas a seu gosto ( páprica, salsinha desidratada… etc)
Pimenta (de preferencia moída na hora) a seu gosto

DICA IMPORTANTE!

Leia com muita atenção esta receita antes de preparar.
Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar ágar que endurece muito rápido.
Este processo tem que ser rápido, por isto tem que ter os ingredientes preparados e medidos para quando necessitar.

PREPARO

Comece preparando o prato onde vai colocar o queijo depois de pronto. Use um pirex de vidro no formato que preferir. Não coloque o queijo  para modelar em recipiente de plástico. Pode usar louça, vidro, ou qualquer outro material menos metal e plástico para modelar e armazenar o queijo.

Unte este recipiente com azeite de oliva extra virgem e coloque as ervas e temperos que desejar no fundo do prato acomodando bem.
Você pode dar uma giradinha no prato para espalhar as ervas. Reserve e comece a preparar a receita do queijo.

PARA O QUEIJO

Coloque o resíduo sólido do leite de amêndoas e o alho no liquidificador. Acrescente o sal e pimenta do reino caso for utilizar, na quantidade de sua preferencia. Use menos temperos de inicio e adicione mais caso for necessário.
Bata os ingredientes colocados no liquidificador e reserve.

image

IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na agua fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Em uma panela pequena coloque a agua fria e misture o agar-agar até dissolver bem. Ligue o fogo e mexa sempre ate ferver. Quando levantar fervura conte dois minutos, desligue o fogo e remova a panela da boca do fogão.

Ligue o liquidificador de novo e adicione o ágar-ágar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limão e o azeite. 
A quantidade do limão fica a seu gosto.

Coloque no recipiente de vidro que foi previamente untado e preparado com as ervas e temperos. Tampe e leve a geladeira para tomar consistência e deixe gelar bem antes de servir.

Sirva gelado acompanhado de torradinhas ou biscoitos de arroz integral ou até mesmo na sua tapioca matinal. Este queijo pode ser fatiado, mas não pode ser ralado. É um queijo cremoso de consistência mais firme e fica uma delícia!  Eu também já misturei salsinha e cebolinha para virar um queijo verde! Ficou demais!!!

image

*Gente, eu fui fazendo as minhas alterações, mas aprendi a receita original no Site Blog Vegana