Muitas vezes, nós, nutricionistas, atendemos pessoas que desejam perder peso. Quando perguntamos sobre os hábitos de vida, o paciente diz que não pratica exercício físico. E, quando perguntamos o porquê, a resposta é: “porque eu não gosto”.

No fundo, a maioria acredita que só fazer dieta já é suficiente para perder peso. Se você também pensa assim, acho que já está na hora de rever os seus conceitos!

Posso fazer só dieta?

Quer dizer que fazer dieta não funciona? Funciona, sim; mas, se você só tiver a dieta no seu plano de emagrecimento, o que irá acontecer é que você perderá peso, porém, com o passar dos dias, a perda tenderá a ser cada vez menor, até se estabilizar. Isso porque intervenções nutricionais falham após longo tempo, devido às adaptações de mecanismos compensatórios, que resultam no rápido e eficiente reganho de peso (como dito no post anterior). Por isso, praticar exercício físico é tão importante; intervenções que combinam exercício físico e alimentação são, provavelmente, mais bem sucedidas em manter a perda de peso a longo prazo.

Benefícios do Exercício físico:

Isso porque, ao praticarmos exercício físico, aumentamos o nosso gasto calórico, favorecendo o balanço energético negativo que é tão importante para a perda de peso. Além disso, o exercício físico facilita a mobilização e a oxidação das gorduras, especialmente a partir dos depósitos do tecido adiposo visceral. O exercício também previne a queda do metabolismo de repouso (que acontece frequentemente em dietas restritivas) e, por fim, ao nos exercitarmos, temos menor dependência da restrição calórica para criar o déficit energético; ou seja, a dieta não precisa ser de tão baixa caloria.

O que os estudos dizem?

Para comprovar tais efeitos, um trabalho publicado na revista científica Plos One mostrou que 3 meses de dieta para o emagrecimento promoveram redução no gasto energético diário de 300kcal (ou seja, o corpo deixou de gastar 300kcal por dia!). Isso, porém, não aconteceu no grupo que associou dieta e exercício. No mesmo sentido, em outro estudo, a associação exercício + dieta foi a melhor opção para promover mudanças na composição corporal quando comparada com o grupo que só fez dieta ou só exercício.

Por isso, sempre procure um profissional de educação física para trabalhar em conjunto com o seu nutricionista. O resultado, certamente, será mais efetivo!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, mande um e-mail para [email protected]