nova-dieta-dos-pontos

Um estudo de 2005 comparou 4 diferentes tipos de dieta na perda de peso durante 1 ano.

As dietas foram:

  1. Restrição de carboidrato
  2. Dieta balanceada
  3. Dieta dos pontos
  4. Restrição de gordura.

O objetivo do estudo foi verificar se existia alguma dieta que fosse mais efetiva na perda de peso em longo prazo.

Os autores observaram, após 1 ano, que perderam mais peso aquelas pessoas que seguiram a dieta por mais tempo, independentemente de qual era o programa alimentar. Além disso, como já era de se esperar, dietas mais restritivas (como a Low Carb ou a Low Fat) tiveram maior índice de desistência, quando comparado com aquelas que eram mais equilibradas nutricionalmente.

Esses resultados são muito interessantes e nos fazem acreditar que a melhor dieta para perda de peso é aquela que você  irá seguir! Por isso, antes de ficarmos pensando em cortar CHO, aumentar PTN ou retirar a gordura do plano alimentar, devemos nos preocupar em elaborar uma dieta equilibrada, com alimentos que tenham a nossa preferência. Caso contrário, você poderá até perder peso rapidamente, mas, com o passar do tempo, a probabilidade de desistência e ganho de peso será maior!

Sendo assim, “Qual é a melhor dieta para emagrecer?”: aquela dieta que combine com os seus hábitos, com os seus gostos alimentares e estilo de vida. Isso, sim, é a chave para o sucesso em longo prazo! Mais equilíbrio e menos radicalismo! Por hoje é só!

João Alfredo Pedroso
Nutricionista
Mestre em Ciências – USP
Doutorando em Fisiologia – USP
Prof.. de cursos em nutrição esportiva
Instagram: joaoalfredo.pedroso