Hoje é dia de receita no Blog da Loris e trouxe pra vocês  uma receita bem simples , mas muito  saudável e que pode ser seu café da manhã, seu almoço ou jantar.

Como alguém que busca uma alimentação saudável, eu procuro sempre conhecer o que cada alimento pode me proporcionar de benefício ao organismo, dessa forma não só o alimento, mas também mantenho meu corpo nutrido.

Mas antes vamos falar dos ingredientes que compõe essa receita.

1º Cebola

O cebola tem antioxidantes como fenóis e flavonoides e as vitaminas e minerais como a Vitamina C, as Vitaminas do Complexo B, Ferro, o Cálcio, Zinco, Manganês e magnésio. E que por ser anti-inflamatória  possui compostos que auxiliam no crescimento de bactérias benéficas no cólon. Isto pode evitar o aparecimento do câncer de cólon, do ovário e do fígado? E que com tudo isso só tem a promover melhor saúde a você?

2º Batata:

Ok , é um carbohidrato, mas comparado a farinha de trigo branca é um bom carbo. Contém amido também, fornece cerca de 80 calorias a cada 100g, rica em fibra alimentar, vitaminas B, C, E, e K, rica em potássio e alguns minerais como Cálcio, Ferro, Magnésio e Zinco.

E a quem tem hipertensão olha  a boa notícia,  por ter quantidade elevada de potássio, ela ajuda a  contrabalançar o efeito do sódio, e contem kukoamines que são conhecidos por ser responsável pela redução da pressão arterial. Que maravilha!

3º Cenoura

Ah, essa todo mundo sabe, não é mesmo? Rica em beta-caroteno,fazendo muito bem pra pele e na proteção da pele também  vitaminas A, C, K e B8, juntamente com o ácido pantotênico, ácido fólico, potássio, ferro, cobre e manganês, além de muita fibra. Ajuda a melhorar a visão, cenouras contêm fitonutrientes chamado poliacetilenos e outros componentes que inibem o crescimento do câncer.

4º Alho

Você sabia que  alho é uma hortaliça e não uma raiz? Pois é além disso é rico em enxofre, por isso o gosto e cheiro forte mas tem ação antifúngica e  age como um limpador de bactérias ruins do nosso corpo. O alho pode ser um excelente anti coagulante porque contém entre outros o ajoene um antioxidante natural que previne doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, também é auxiliar na prevenção do câncer de próstata.

Chia

Essa, eu vou dizer pouco dela porque pretendo trazer matérias sobre ela sozinha, mas  posso dizer que é um auxiliar e tanto no processo de emagrecimento e que ajuda principalmente nessa gordura abdominal, entre seus diversos usos na culinária em substituição do ovo em alguns ingredientes e como espessante em mousse e pudim também.

Gengibre

É outra raiz que pretendo falar mais  dela separadamente, mas temos matérias aqui no site que fala muito bem dela.

7º Ovo

Antigamente  era um vilão, dizia-se que não podia comer o ovo porque dava colesterol alto, quem nunca ouviu isso? Eu continuo ouvindo!

Mas tirando as crendices de lado, o ovo é considerado um super alimento, por ter alto teor de proteína, e não para ai  possui uma lista enorme de nutrientes ricos para saúde entre eles; acido fólico, ferro, zinco, fósforo, manganês, potássio, colina que faz parte das vitaminas do complexo B, além de todos os 9 aminoácidos essenciais. Faz bem para os olhos, cérebro, coração, e em estudos recentes promoveu uma redução de 44% do câncer de mama em mulheres que participaram de uma pesquisa sobre esse assunto.

Então , sabendo disso tudo e  de quantos de nutrientes estamos levando pra dentro de nós, vamos a receita?

Pratada completa da Ka!

Ingredientes:

  • 5 ovos (dependendo do tamanho da sua fome e quantas pessoas vão comer contigo)
  • 1 batata branca ralada (tamanho de acordo com tua fome)
  • 3 colheres de cenoura picada
  • 1 colher de gengibre ralado ou picado bem pequeno
  • 1 a 2 dentes de alho
  • 1 cebola picada (o tamanho dos pedaços depende do seu paladar)
  • 1 colher de sobremesa de chia
  • 1 colher de azeite para refogar

Modo de fazer:

Em um potinho , ou bowl, quebre os ovos e bata com a chia

Rale a batata, o gengibre e reserve

Pique o alho e a cenoura e reserve

Numa frigideira anti-aderente  refogue a cebola o alho o gengibre e a cenoura por uns 4 minutos e coloque o ovo batido em seguida por cima  a batata e mecha bem  ate que tudo fique misturado. Deixe em fogo bem baixo e tampe,

Olhe de vez em quando as bordas pra ver se já da pra virar, e vire.passo-a-passoPasso a Passo

Pronto agora pode servir com salada ou só ele, pode comer no café da manhã almoço ou jantar. Uma refeição de sustância.