image

A couve-flor é um vegetal originário da Ásia e conhecido por sua aparência de buquê. Além de ser apreciada por muitos, ainda guarda diversos benefícios à saúde. Confira alguns deles:

•Couve-flor previne câncer

A couve-flor, além de vitaminas C, B5 e K, ainda tem em sua composição grandes quantidades de antioxidantes. Essas substâncias são relacionadas à prevenção de câncer, entre eles o de pulmão, cólon, ovário e próstata.

•Couve-flor previne doenças cardiovasculares

A couve-flor também atua na prevenção de problemas cardiovasculares, devido às suas propriedades associadas à diminuição de um aminoácido chamado homocisteína. As altas taxas deste componente no sangue são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.

image

A couve-flor pode ser consumida crua, em saladas e seletas de legumes. O vegetal também pode ser servido levemente cozido em água ou gratinado no forno.

Como conservar a couve-flor?

A couve-flor pode ser guardada inteira, sem lavar, na geladeira. Para isso, basta envolve-la em um saco plástico perfurado, a fim de não acumular água, e com o caule para baixo. Neste estado, ela dura por cinco dias. O mesmo procedimento pode ser adotado no caso das flores já estarem picadas, mas a durabilidade diminui para dois a três dias.
Para congelar couve-flor, separe as flores e deixe-as de molho em água com sal por 30 minutos. Depois, cozinhe por quatro minutos e coloque em água gelada para interromper o cozimento. Escorra, guarde em um recipiente hermeticamente fechado e leve ao congelador.

image

Receita Bônus!!! Creme light de Couve Flor

Ingredientes:
1 buquê de couve flor – cozido
½ cebola – não precisa picar
2 dentes de alho – não precisa picar
1 litro de água
1 colher de sopa de Azeite extra virgem
Queijo ralado light para polvilhar
Sal Light de leeeve e pimenta do reino à gosto

Preparo:
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes, com exceção do queijo ralado e do azeite.
Bata bem até que fique homogêneo. Prove o sal.
Aqueça uma panela com o azeite, despeje o conteúdo do liquidificador e, sobre o fogo baixo, mexa sempre até ferver.
Sirva deliciosamente com queijo ralado por cima!!!

•Coloque a cebola e alho inteiros para bater no liquidificador. O gosto fica mais acentuado, mas se você preferir, pode picar ambos e refogar previamente no azeite.
•Acrescente cebolinha, salsinha,  champignon ou outro cogumelo que fica muito bom na textura e sabor.
Se quiser uma opção mais encorpada, acrescente três colheres de ricota batida com um pouquiiiiinho de água ou duas colheres de sopa de creme de ricota que ainda fica saudável e uma delícia!
Faz e depois me conta!!!

image