iogurte-natural-caseiro1O iogurte é um alimento muito antigo e também muito benéfico à saúde. É tão antigo que existem várias lendas que giram em torno de sua verdadeira origem.
Uma delas diz que Abraão, depois de ter sido ensinado por um anjo, foi o primeiro a preparar uma receita de iogurte para oferecer a sua mulher e curá-la de um mal.

Outros dizem que um pastor de ovelhas encheu de leite sua bolsa de couro. Estava calor e, no dia seguinte, quando ele foi tomar o leite ele estava denso e um pouco ácido. O pastor tinha fome e tomou assim mesmo. Ele gostou e dizem que assim nasceram o iogurte e a coalhada.

Segundos relatos da História da Alimentação, a coalhada era vendida desde o século XII nas ruas de Constantinopla. A palavra iogurte, porém, teria nascido nos Bálcãs.

Sendo algo ensinado por um anjo, ou apenas um acidente em um dia de calor, é indiscutível o bem que o iogurte traz a saúde. O iogurte é um excelente fornecedor de proteínas completas de elevada qualidade. Rico em cálcio e outros minerais, tais como o fósforo, potássio e magnésio, contém também grandes quantidades de vitaminas, sobretudo do complexo B.

Além disso:

• Ajuda contra as infecções e as doenças digestivas.
• Contribui no melhor funcionamento do sistema imunológico, ativando os anticorpos naturais do organismo.
•  Protege o estômago quando se tomam certos medicamentos, e ajuda na minimização dos efeitos negativos dos antibióticos.
• Diminui os efeitos da gastrenterite.
• O consumo regular de iogurte melhora a tolerância à lactose, melhorando os sintomas da intolerância à lactose.
• Atua sobre a flora intestinal, melhorando seu funcionamento.
•  É muito bom contra a osteoporose, já que, segundo recentes estudos, a ingestão diária de um iogurte pode ajudar a prevenir também.