Gente, vocês não tem noção de como fica bom esse nhoque! Quando eu comi pela primeira vez, até parecia que eu estava saindo da dieta, pode?

Mas este nhoque pode e além do mais é anabólico e super saudável! Até as crianças vão gostar!

Ingredientes:

  • 480 g de batatas doce e mandioquinha (+ ou – 250gr de cada)
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral para polvilhar
  • Azeite extra virgem ou óleo de coco só para dar “liga” na massa
  • Alecrim picado (se desejar)
  • Folhas de manjericão a gosto para decorar

Como Fazer:

1. Coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente as batatas doces e as mandioquinhas e cozinhe por 30 minutos ou até que fiquem macias. Verifique o ponto, espetando com um garfo.

2. Depois passe tudo por um espremedor. Adicione a farinha de aveia e o alecrim picado. Trabalhe a mistura com as mãos e o azeite  ou óleo de coco até obter uma massa lisa e uniforme.

3. Polvilhe um pouco de farinha de trigo integral sobre uma superfície lisa (pode ser extrato de soja também, gente). Pegue uma porção da massa e faça um rolinho. Corte o rolinho em pedaços (2 cm), com uma faca afiada. Repita a operação com toda a massa.

4. Coloque os nhoques numa assadeira enfarinhada, tomando cuidado para não colocar um sobre o outro, evitando assim que grudem. Reserve.

5. Comece a preparar o molho. A receita do molho de tomate caseiro você encontra AQUI.

6. Depois que o molho estiver pronto, comece a cozinhar os nhoques. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque um pouco dos nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

7. Aqueça o molho de tomate caseiro e distribua sobre os nhoques. Polvilhe manjericão e sirva a seguir.

Dica da Loris: Você pode refogar shimeji, palmitos, champignon, alcaparras e até abobrinha ralada junto com o molho caseiro que fica muito bom!