Pular corda é tão antigo que é praticamente impossível descobrir quando começou. O que a gente sabe é que é praticado em todos os cantos do mundo!  E gente, a brincadeira evoluiu tanto que existe até campeonato mundial de pular corda, imagina! Mas é claro que os concorrentes não são delicadas menininhas de 8 anos e muito menos musculosos boxeadores. São esbeltos profissionais que ganham a vida pulado corda.

É uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês – rope skipping – que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.

Desde os primeiros dias, o pulo de corda saltando para hoje, evoluiu consideravelmente e agora é um esporte competitivo.

Os egípcios usaram para pular de arbustos, os aborígenes pulavam de bambus, e pinturas do período medieval mostram imagens de crianças pulando aros. Muitas pessoas associam pular corda com jogo de meninas, mas a história indica que a corda era originalmente um jogo de homens adultos.

Jogos de corda ao longo da História:
Os primeiros colonizadores holandeses foram os primeiros a saltar com corda por esporte na América do Norte.

Neste jogo, duas pessoas mantinham  duas cordas giravam em direções opostas.

No início dos anos 1940 e 1950, muitas crianças em cidades do interior de todo o mundo começaram pulando corda como uma forma de brincar. Na maneira convencional é necessário apenas uma corda, e qualquer um pode jogar.

Na década de 1970, surgiu um grande interesse em aptidão física e saúde em geral para o jogo.

Passou de mania para esporte, e foram organizados os primeiros campeonatos.

Todas as formas de salto, de salto individual para várias pessoas pulando corda, envolve movimentos altamente técnicos e acrobacias incríveis.

Competição de pular corda é um negócio sério, que exige tempo específico e um alto nível de habilidade!

Dê só uma olhadonha no vídeo abaixo que mostra o campeão Nick woodard! Sensacional!
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=zU2JUIiM_Mw]

Quem NÃO deve praticar:
● Indivíduos que apresentam lesões de joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores. Este é um esporte de impacto!
● Pessoas que estejam muito acima do peso. Essas pessoas sentirão um tremendo desconforto ao pular corda por aumentar bastante o impacto nas articulações, principalmente dos pés. Não é aconselhavel, gente!

Quer um motivo para começar a pular corda? Te dou dez!!!
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=UmNU9N9iddo] 1- Fortalece e delineia as pernas
2- Seca as gordurinhas
3- 30 minutos pulando corda queima mais calorias que 45 minutos correndo!
4- Aumenta o fôlego
5- É barato
6- Dá para treinar com uma amiga, em grupo ou sozinha
7- Dá para praticar em qualquer lugar
8- Todo o equipamento necessário é uma corda – e coordenação…
9- É desafiador
10 – É muito divertido

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rSYkJIOnT78]