Oi gente! Hoje contamos com uma participação muito especial, a da Fisioterapeuta e professora de Pilates, Michelle Galhardo Castro.
Ela que atende no Espaço AS Terapias, em São Paulo e tem uma página maaara no Facebook, qu é a Conecte-se : Corpo, mente e espírito! escreveu esta matéria para esclarecer todas as nossas dúvidas! Vamos conferir?

Musculação x Pilates – By Michelle Castro

Uma Pergunta que ouço muito: “O que é melhor: Pilates ou Musculação?”
IMG-20140502-WA0006A resposta é simples! Pilates é ótimo, musculação também, e juntos são melhores ainda! Não há melhor ou pior!Tudo depende do seu objetivo, da maneira como os exercícios serão conduzidos e da sua afinidade com a atividade que escolher como prática diária.  Independente do esporte ou mesmo em sua vida diária, ambos irão colaborar para uma melhora de sua qualidade de vida, ou no caso do esporte, melhorar seu desempenho em ganho de força e potência.
Basta somente ter a orientação adequada.
pilatesposturaO Método PILATES possibilita a realização de um trabalho de musculatura mais profunda, trabalhando o corpo de maneira integrada, reeducando desequilíbrios, alterando padrões errôneos de movimento e restaurando o equilíbrio natural do corpo, fazendo com que exista uma melhoria da estabilidade corporal sem que se verifique um necessário aumento de tensão.
Portanto, o PILATES vem a ser um Sistema de condicionamento corporal onde engloba uma série de princípios como a respiração, concentração, controle, precisão, coordenação , centramento que irão construir um movimento harmônico e eficiente. Promovendo assim a CONSCIÊNCIA CORPORAL.
E a musculação? Bom, a musculação propriamente dita (com pesos, anilhas, máquinas) exercita músculos grandes, mobilizadores, que ficam mais superficialmente e que se cansam mais rapidamente. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos de grandes amplitudes, por exemplo,  bíceps, tríceps, quadríceps, isquiotibiais, glúteos, reto abdominal, dentre outros.
roscasimultaneahalter2O grande problema aqui, está em achar um local que você seja bem atendido e orientado corretamente e que o profissional te auxilie nos exercícios até porque nem todo mundo consegue ter um personal. Para que a musculação seja efetiva no trabalho corporal, é necessário atenção especial ao controle motor, trabalhando o corpo como um todo, ou seja, o exercício é para costas, mas é necessário dar atenção à respiração, a posição das pernas e principalmente da coluna…
Os benefícios atribuídos à esse treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais. O grande desafio hoje, é encontrar uma academia que consiga englobar um treino personalizado, baseado em uma avaliação física completa junto à avaliação postural realizada pelo Fisioterapeuta.
Resumindo: ambas as técnicas são complementares. Uma depende e completa a outra. Tendo as informações corretas e o treino profundo da musculatura corporal juntamente com a respiração no PILATES, a MUSCULAÇÃO se torna uma técnica inteligente e segura, onde todos podem fazer sem medo de maiores lesões e tendo resultados mais efetivos e por tempo prolongado. MAIS DO QUE FORÇA O CORPO PRECISA DE EQUILÍBRIO!
E para sentir na pele este equilíbrio e coordenação, eu fui até o Espaço AS Terapias e a Michelle me ensinou algumas técnicas que eu vou levar pro resto da vida gente!
Sério, essa coisa de dizer que Pilates é para menininha ou pessoas mais velhas é total engano! Só para aprender a respirar direito eu suei e muito! Fiquei vermelha! Pilates é pra macho! É HARDCORE!
Olhem só alguns dos exercícios que a Mi passou pra mim:
photo2
 RESPIRAÇÃO (FIG.1) : Alinhamento do corpo, crescimento pelo topo da cabeça, mãos deslizam pelo chão, levando ombros longe das orelhas, coluna lombar neutra, pés enraizados no chão, joelhos alinhados com o quadril. A Respiração feita foi a completa, diafragmática, expandindo a caixa torácica na inspiração e ao expirar pela boca, o ar sai lentamente e por completo, acionando musculatura profunda do CORE.
FIG.2: Realização de algumas mobilizações escapulares, associadas com a respiração, para soltura dessa região tensa.
Em FIG.3: Aprendi a Ponte, movimento de articulação da coluna, onde vértebra por vértebra sai do chão iniciando pela lombar, junto com a Respiração, com a intenção do centramento do corpo, mantendo abdominais ativos, pressionando pés no solo, ativando os adutores da coxa e glúteos, sem perder o crescimento pelo topo da cabeça. E retorno o movimento lentamente da mesma maneira para o solo, articulando vértebra por vértebra iniciando das cervicais. Este exercício promove o equilíbrio energético, estimulando os CHAKRAS, e quando feito até a cervical estimula a glândula tireoide. (Este vou fazer sempre, porque estimula onde eu vivo tendo problemas, que é justamente a tireoide!)
Realizei mais alguns exercícios abdominais no solo, da sequência criada pelo Joseph Pilates.
FIG.4: Movimento do GATO, onde ao sincronizar respiração e movimento, essa posição cria uma forte ligação entre a mente e o corpo, atenua tensões na coluna, mobiliza, articula e desenvolve uma respiração completa e eficaz.
De verdade, as lições que aprendi no Pilates é carregar para a vida toda e com certeza farei muito mais vezes e sempre trarei as novidades para vocês!
josephpilates“Mantenha sua mente totalmente concentrada na proposta dos exercícios enquanto os executa. Isso é de vital importância para que você sinta os resultados. De outra maneira não existe uma razão válida para o seu interesse na Contrologia”
Joseph Pilates