Mais uma vez é um prazer receber o meu amigo, Anderson Kirihara que preparou mais uma matéria ótima pra gente!

Quem é o Dr. Anderson?
•Fisioterapeuta Foz Cataratas Futebol Feminino

•Fisioterapeuta Foz do Iguaçu Futebol Clube – Futebol Profissional

•Fisioterapeuta Foz Cataratas Futsal – Profissional
•Fisioterapeuta Seleção Brasileira de Canoagem Slalom
•Fisioterapeuta Global Fisio Ltda
Contatos: Blog: http://andersonkirihara.blogspot.com/
Msn: [email protected]

Musculação sem Orientação pode trazer desconforto na coluna, por Dr. Anderson Kirihara.

image

Dr. Anderson Kirihara

“Seja para emagrecer ou para definir a musculatura, muitos recorrem às academias para praticar musculação. De fato, praticando os exercícios de peso e com regularidade é possível adquirir um corpo invejável por homens e mulheres. Qualquer deslize nos exercícios de força pode acometer lesões nas costas. Essas lesões podem evoluir para os denominados abaulamentos discais, que é uma consequência da degeneração dos discos intervertebrais da coluna.

 Os efeitos na coluna:

A princípio o praticante pode sentir leves dores na região lombar, que podem se irradiar para outras partes do corpo como braços e pernas. Nos programas de treinos é comum que os praticantes realizam movimentos repetitivos com excesso de peso.

image

Contudo, se a atividade for exercida erroneamente, pode causar um desgaste das cartilagens da coluna vertebral, levando a problemas como hérnias de disco e modificações nas curvaturas normais das costas.
Outro problema é que a pratica incorreta dos movimentos de flexão e de torção da coluna podem evolucionar para espondilolisteses, que é quando acontece um deslizamento de determinada vértebra sobre outra. Todos os exercícios devem ser realizados com a coluna vertebral em alinhamento para evitar as lesões. 
É importante que o treino seja acompanhado por um professor ou preparador físico para que ele indique a melhor forma de praticá-lo.

Sentir dor nas costas depois do treino é normal?

Não ignore a dor! É importante ressaltar que o aparecimento de dores na região lombar após a prática de atividades físicas não deve ser ignorado, pois é um sinal de que algo não vai bem na coluna. Por isso é importante ser acompanhado por um profissional habilitado a fazer uma avaliação completa antes de iniciar a atividade física proposta e ser reavaliado periodicamente!

image

Outro erro, é levantar mais peso do que o corpo realmente aguenta, muitos casos de lombalgias são devido ao levantamento de peso excessivo.
Muitas vezes as lesões se agravam pela falta de diagnóstico precoce e devido tratamento. Se a dor permanecer por mais de 1 mes o ideal é buscar um especialista e evitar a automedicação, pois elas atuam apenas diminuindo a intensidade das dores e não trata o problema devidamente.”