Hoje aqui no blog, trago um amigo e grande profissional da área de saúde, o professor , personal trainer e proprietário de academia, o Diógenes Martins para tirar algumas dúvidas sobre esta questão entre perder peso e emagrecer.

Eu mesma, quando comecei o processo de emagrecimento, odiava musculação, só fazia aeróbico, boxe e jiu jitsu e minha ficha ficava jogada na academia por meses! Isto porque cada vez que eu começava a treinar com pesos, o meu peso também aumentava. As vezes 3 quilos em algumas semanas! E aí imagina, o pesadelo da gordinha que quer emagrecer quando sobe na balança e vê dígitos a mais.

Hoje em dia eu vivo de musculação porque entendi todos os benefícios e ganhos que se tem com esta modalidade esportiva. Vamos acompanhar juntos então?

personal trainer

Diógenes preparando os treinos.

Tem horas que é até difícil ficar calado ao ouvir alguns comentários na academia,  perguntas que alunos nos fazem e que a nossa resposta como profissional é sempre a mesma mas, não muitas vezes não adianta e as pessoas relutam em começar a treinar musculação.
Muitas vezes, no ato da matricula já vem perguntando: “Qual suplemento eu devo tomar? Em quanto tempo terei resultado? Eu vou conseguir perder esta gordurinha aqui e ali? ” Sinceramente, temos que ter paciência para explicar que musculação é um conjunto de: treino, alimentação, descanso, determinação, foco e muita força de vontade para buscar e alcançar os nossos objetivos e sendo bem claro que não conseguimos esses resultados da noite pro dia! Temos que ter uma alimentação muito regrada e de acordo com o objetivo é claro. O treino tem que estar na intensidade certa (treinar pesado mesmo), sendo assim os suplementos não fazem milagres, o nome deles já explica para que eles servem ( suplementar, auxiliar, reforçar, ajudar) e não alimentar .

Sendo assim, você que pretende iniciar um treinamento em musculação fique sabendo que os resultados dependem muito de sacrifícios, mas tudo na medida certa! O tempo lhe mostrará os seus resultados. Não esqueça de estar sempre com um profissional capacitado, fazendo suas avaliações físicas para saber os resultados do treino e traçar novos objetivos para que voce obtenha sucesso e não frustração! É por isto que nós estudamos e estamos à disposição! Assim como o foco na alimentação saudável e suplementação também devem ser  indicados sempre por um nutricionista.

gordura-x-músculoExiste uma diferença significativa entre o peso da gordura e dos músculos. Claro, um quilo pesa um quilo e isso nunca vai mudar. Porém, quando comparamos músculo e gordura chegamos a seguinte conclusão: O músculo é muito mais compacto do que a gordura, ou seja, um quilo de gordura ocupa muito mais espaço do que um quilo de músculo. Algumas pessoas que estão acima do peso não percebem o quanto serão diferentes perdendo apenas 10kg. Eles olham para dois sacos de açúcar e pensam que perder essa quantidade de peso não fará nenhuma diferença. No entanto, 10kg de gordura ocupam muito mais espaço do que 10kg de açúcar.

gordura x músculo

MASSA MAGRA X MASSA GORDA

Perdendo 10kg essas pessoas provavelmente trocariam alguns números de roupas e se sentiriam melhor consigo mesmas.
Em contrapartida, o peso do músculo é bem compactado. Um quilo de músculo não ocupa muito espaço. Algumas pessoas que precisam perder grande quantidade de peso são relutantes em fazer musculação, pois acreditam que não vão perder medidas dessa forma.  É comum as pessoas confundirem aumento de peso com aumento de gordura corporal. Nosso peso na balança é: ossos, órgãos, pele, água, gordura e músculos. Com o início de um programa de exercícios, é comum o peso na balança aumentar um pouco, pois o ganho de massa muscular contribui para a elevação do peso, mas isso não quer dizer que você engordou. Pode acontecer, por exemplo, de duas pessoas com 80 quilos serem classificadas uma como magra e outra como gorda, ou seja, com mais quantidade de gordura corporal.

A verdade é que a musculação tem inúmeros benefícios e da maneira adequada é indicada para todas as idades. 

benefícios da musculação

No seu processo de emagrecimento, procure dar mais atenção em suas medidas, naquelas roupas que antes ficavam apertadas e hoje estão mais folgadas. Combine o treino com pesos a uma atividade aeróbica. Desde uma caminhada na esteira, um treino de lutas, HIIT, corrida ou bike.

Experimente, não tenha preconceito e lembre se sempre:

dieta e treino