Jon Kabat-Zinn é o fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts, e Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness.

​Jon Kabat-Zinn não apresenta a meditação mindfulness num contexto religioso, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças. É exatamente a simplicidade da técnica que a torna útil como técnica de redução do stress. O núcleo dos ensinamentos de Jon Kabat-Zinn pode ser encontrado no seu livro, “Wherever You Go, There You Are: Mindfulness Meditation in Everyday Life.”

É o mentor do MBSR, o mais conhecido protocolo de intervenção clínica em Mindfulness

Mark Williams, Phd, é professor de Psicologia Clínica e Wellcome Principal Research Fellow da Universidade de Oxford. Possui nomeação conjunta do Departamento de Psiquiatria e do Departamento de Psicologia Experimental. Já ocupou postos anteriores da Universidade de Newcastle, o Conselho de Pesquisa Médica – Unidade de Psicologia Aplicada (agora Unidade de Cognição e Ciências do Cérebro), em Cambridge, além da Universidade do País de Gales, em Bangor, onde fundou o Instituto de Pesquisa e Assistência Médica e Social e o Centro de Pesquisa e Prática em Mindfulness. Ele é membro da Sociedade Britânica de Psicologia, da Academia de Ciências Médicas e da Academia Britânica. 

É um dos fundadores do MBCT, um dos mais conhecidos protocolos de intervenção em Mindfulness.

 

Um pequeno exercício de Mindfulness:


Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos;
Faça isso 3 vezes ao dia;

1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estomago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la, apenas tome nota da sua sensação.
3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado”  ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, aceite-a.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

 

Para mais informações sobre o Curso de Imersão sobre MindFulNess entre em contato pelo WhatsApp (85) 99610 1055 .