O que mais recebo de desculpas por direct, e-mails e nos próprios comentários dos posts desde que comecei o blogdaloris.com, é o custo dos itens que fazem parte de uma alimentação considerada saudável.

Eu, mesmo quando era “bitolada” no frango com batata doce, pesava tudo o que ia comer, comia de 3 em 3 horas, já gastava bem menos do que na época em que vivia de Fast Food e comida desregrada!

A verdade é uma só: ORGANIZAÇÃO É PODER! Não só nas finanças ligadas ao carrinho do supermercado, mas em todas as áreas da sua vida!

Quando você organiza a suas compras e escolhe APENAS os alimentos que vai precisar comer sem exageros, além de mais SAÚDE, você se torna com o tempo mais RICO, poupando o seu dinheiro para outros fins que futuramente lhe renderão muito mais SATISFAÇÃO!

Então vamos logo com as dicas de como organizar a sua lista saudável, simples e justa de compras para uma alimentação saudável gastando pouco:

                                                         Marmita terapia!

  • A primeira dica é evitar alimentos industrializados: Você vai notar que após um período nem vai precisar mais ir até o supermercado, vá apenas na feira ou no quitandinha (Eu mostro sempre nos Stories do Instagram) onde você encontra as frutas, legumes e vegetais a preços menores e de boa qualidade. Eu vou logo na feira no último horário, aqui em São Caetano do Sul e em algumas cidades do interior a gente chama este horário de XEPA, ou fazer a XEPA. Significa justamente aproveitar todos os bons produtos a preços melhores ainda! Dê preferência por refeições e alimentos preparados por você em casa! Isto é terapia, é amor, é cuidado com tudo o que você vai colocar da boca para dentro. Veja mais na matéria sobre ORGANIZAÇÃO DE MARMITAS !
  • Se você estiver fazendo o consumo de carnes aposte na compra de metade do corte de frango/boi/porco em bifes ou picados e metade moídos e faça as receitinhas dos meus hambúrgueres OPÇÃO 1 e  OPÇÃO 2 que vão “enchiquetar” seu cardápio sem encarecer nadinha e ficam uma delícia!
  • Para as folhas ( escolha as mais baratas e da época), frutas ( escolha também as da estação que normalmente são mais baratas), cereais a granel normalmente são os mais baratos, assim como as OLEAGINOSAS e frutas secas. A aveia é uma grande aliada da alimentação saudável e de baixo custo!
  • Nada de sucos de caixinha ou Refrigerantes! Pera lá né? A maioria é cheio de conservantes e açúcar. Sem falar nos refrigerantes e bebidas alcoólicas (deixar só pra um dia da semana, socialmente) isso já te fará economizar bastante e assim investir em alimentos mais nutritivos. Ofereça ÁGUA AROMATIZADA, ou ainda um suquinho de limão, laranja, ou alguma outra fruta feito em casa no caso de visitas!
  • Você pode fazer em casa o seu próprio LEITE VEGETAL! É fácil, saudável, e livre de lactose.
  • Evite óleo e também açúcar! Até porque eles não farão falta nesse novo estilo de vida
  • Utilize ervas, vinagre e limão para temperar as folhas cruas e as refogadas faça com um pouquinho de azeite, alho e cebola picadinhos.
  • Arroz e feijão SIMMM, são saudáveis e provavelmente já faziam parte da sua lista! 

Alimentação saudável é bem diferente de regime ou viver de dieta. Esses últimos ultimamente tem sido cultuados como um verdadeiro terrorismo na vida de muitas pessoas. Você deve ter prazer ao comer, ao organizar o que come e principalmente ao organizar as finanças da sua alimentação.

Abaixo vou deixar O CALENDÁRIO DE FRUTAS E LEGUMES para que você não perca tempo nem dinheiro na feirinha. Existe também a lista de compras aqui no blog da DIETA CETOGÊNICA caso você queira conhecer! Se você gostou dessa matéria, me ajude a divulgar compartilhando com os seus amigos em suas redes sociais!  😉  Gratidão!

 

É MUITO bom sempre lembrar que o plano alimentar de cada um dever ser feito pelo seu nutricionista!