Olá minhas queridas e meus queridos, tudo bem?

No último post, falamos da Autorresponsabilidade e o quanto você é responsável pela vida que leva. Seja no trabalho ou em casa, você colhe aquilo que planta. Hoje vamos falar de algo bem relacionado, em que suas ações são determinantes para mudanças em um ambiente de trabalho ou em casa: a Linha de Losada.

Leia também: Autorresponsabilidade e a vida que você leva

Mas o que é isso? É um estudo feito por Marcial Losada. Ele detectou que pessoas de alta performance costumam elogiar outras pessoas antes que estas atinjam o sucesso, levando elas a uma melhora em seu desempenho. Normalmente, as pessoas elogiam depois de verificar algum ponto positivo no outro, porém o movimento contrário pode ser, na verdade, bem mais efetivo que o tradicional.

Muitas vezes, as pessoas acham que só devem elogiar se alguém fez algo bem feito. Porque eu vou elogiar se ele não fez mais nada do que sua obrigação, se não fez nada de extraordinário? Quem nunca ouviu aquele pai que espera o filho tirar uma ótima nota para elogiar. Um pai sábio começa a elogiar para o filho tirar uma boa nota, como forma de motivação. Quantos pais e mães fazem e já fizeram isso? Eles deveriam começar a elogiar nas notas 7, 8 , aí fica mais fácil de chegar nos 10.

Gravei um vídeo falando da Linha de Losada, o segundo dos 21 vídeos dos 21 dias que transformarão sua vida:

Para cada interação negativa, seja uma cobrança mais leve ou mais dura, precisam ocorrer três positivas, ou seja, três elogios para que a pessoa se sinta estimulada a melhorar, seja no ambiente profissional ou mesmo na vida pessoal, em um relacionamento amoroso, como namoro ou casamento. Essa é a definição da Linha de Losada.

Confira ainda: Como a Metanoia do Emagrecimento mudou a minha vida

Se aumentar para quatro interações positivas para uma negativa, o desempenho melhora ainda mais. Cinco, seis, sete, oito elogios para uma crítica o resultado só melhora, acredite nisso. Por outro lado, a Linha de Losada também diz que se você aumenta para 11, 12 ou mais elogios para uma reprimenda, você chegou a um limite e o resultado pode não ser eficiente.

Agora, nem pense em diminuir essa proporção para um elogio e uma crítica. Não faça isso, você pode minar o desempenho daquela pessoa. Não queira isso para sua equipe.

Leia mais: O que é o Coaching Integral Sistêmico

É uma técnica incrível para aumentar a performance das equipes,  ensinar a todos os líderes e gestores a aplicarem a mesma técnica com seus liderados. Essas interações não ficam só nas palavras, mas podem incluir expressões, gestos ou o famoso tapinha nas costas. O segredo é mudar o foco da equipe, ao invés de olhar o problema, o correto é a busca de qualidades e soluções.

Veja: O vício pelos sentimentos tóxicos e o quanto atrapalha as nossas vidas

Traga a Linha de Losada para a sua vida. Temos casos em que a produtividade aumentou 30, 40, 50%, porque os líderes mudaram a forma de interagir com os seus liderados. Então seja você a pessoa que vai aumentar o desempenho das pessoas que estão a sua volta. É uma ferramenta tremenda e extraordinária que vai impactar a sua vida e você vai criar uma legião de fãs.

Siga também as minhas postagens nas redes sociais:

Instagram:@blogdaloris

Facebook: Blog da Loris

Beijos, e TODA alegria e SUCESSO! AMO a sua vida!!!