O que é a gratidão?

Ser agradecido pelas coisas boas que nos acontecem, pode ser interpretado, por exemplo como respirar.  Já pensou em se sentir grato por ter a oportunidade de estar respirando?

Existem aqueles que não podem sair do hospital, por não poderem respirar sem o auxílio de aparelhos. Não se sinta culpado ou triste por essa, ou qualquer, habilidade que possui. Ao invés disso, agradeça e ajude aqueles que precisam, como você puder.

Dentro da psicologia positiva há um estudo da gratidão seu benefício psicológico, físico e interpessoal. Como exemplos, incluem um sono melhor, maior otimismo, mais humor e energia e um melhor relacionamento com as outras pessoas.

(Fonte da matéria sobre estudo da gratidão: http://www.revistavidabrasil.com.br/publicacao.asp?id=1766&quadro=28

Com isso podemos ver como é  importante praticar a gratidão. Notar os pequenos presentes que a vida nos dá.

A arte de se contribuir socialmente

Como você tem ajudado socialmente? Pense fora da caixa, há muitos que pensam que contribuir é apenas para os ricos, mas não é, você, sendo rico ou pobre, sempre terá o que fazer para o próximo. Muitas vezes menos pode ser mais.

Um abraço, palavras em momento de necessidade, um gesto de compaixão com aqueles que precisam. O menor gesto pode fazer a maior diferença quando feito com o coração.

Contribuir está além de apenas dar dinheiro aos necessitados. Conhecimento e compaixão são coisas que podemos dar a qualquer momento independente da condição financeira.

Por que tudo isso é importante?

São atitudes que são primordiais para a plena felicidade. Afirmo, porque nos faz ser mais gratos por aquilo que possuímos. Em muitos casos também é o que nos faz ser mais humildes. Ao viver a vida, nos mostra que hoje ajudamos, amanhã poderemos precisar do outro também.

Tudo que plantamos em algum momento iremos colher, e a escolha cabe a você. O que você tem plantado? Positividade atrai positividade, e para a negatividade o mesmo vale.

Quando somos negativos, nos fazemos de vitimas, nada vai para frente e parece que as coisas sempre seguem o mesmo rumo, sempre dando errado, afirmando a nossa condição. E por que será?

Muito tem a haver com o poder da nossa mente, ou a nossa falta de reconhecimento daquilo que temos em nossa volta, das nossas dádivas, nosso presente de cada dia.

Agradecer por tudo que é bom em nossa vida, nos ajuda a reforçar o sentimento de como já podemos ser felizes no agora, porque temos uma vida boa, nos impulsiona para o amanhã para conquistar ainda mais.

Hoje podemos não estar financeiramente bem, ou fomos largados pela esposa ou marido, ou não estamos felizes no emprego que nos encontramos.

Mas conseguimos reconhecer e agradecer por poder respirar, estar vivo e amanhã conseguir mudar a situação que não nos agrada, pois temos o pleno controle de nossas ações.

E você, tem agradecido as dádivas do seu dia?