Quem aqui ainda acha que treino de musculação é monótono, chato, desconfortável ou dolorido, levanta a mão? Algumas vezes no vestiário da academia ouço colegas fazerem as mesmas reclamações. Mas caramba, a musculação mudou o meu corpo e a minha vida e hoje não fico sem, então tem que ser algo realmente bom!

A musculação auxilia e muito no processo de emagrecimento, principalmente se associada a uma dieta adequada e balanceada. A dieta isolada causa a perda de gordura, mas também de  músculo, e isso não é nada legal. Evita a perda do tecido muscular, além de auxiliar na queima de gordura. Essa queima ocorre em função do gasto calórico imposto ao organismo e do estímulo do metabolismo.  A perda muscular com o passar da idade pode ser a principal causa do indivíduo engordar.

Além disso, a musculação é o único meio de aumentarmos nossa capacidade de queima calórica. Isso ocorre porque o tecido muscular gasta muita energia para manter sua estrutura e funções, tais como contração muscular para movimentação e síntese proteica. Portanto, quanto mais músculos formarmos, mais gasto calórico teremos. Se você realmente se preocupa com o bem-estar do seu corpo, não deixe de incorporar em sua rotina algum exercício de fortalecimemento. Pode ser até monótono, mas os benefícios são infinitamente recompensadores.

O meu orientador físico e parceiro,  Diego Favarin promete um treino nada monótono, com muito aeróbio e musculação ativando  grupos musculares inferiores. E o melhor, nesse treino de musculação você só precisará de 3 coisas:

  1. Iniciativa
  2. Um pequeno espaço
  3. Mais ou menos 35 minutos do seu dia (que tem 24 horas…Parece bem pouco e justo!)

RAIO X de Diego Favarin:

  • Graduado em licenciatura e bacharel em educação física pela Uniban
  • Diego montando o treino

    Diego montando o treino

    Crossfit : Crosscore 180             (treinamento suspenso)

  • Strong rope – treino com corda naval
  • Treinamentos para cardiopatas
  • Professor e Personal Trainer da Academia [email protected] Unidade Shopping Light
  • Personal na Rede Body Tech Jardins,
  • Personal do Hotel Renaissance e Condomínios Morumbi.

Bora para o treino!

Objetivo:Trabalhar o glúteo e quadríceps e todas as suas divisões de forma completa incluindo exercício cardio vascular. Bora iniciar o treino pulando corda 50x no mínimo. “Ah, Loris, mas eu não tenho corda em casa!” Não tem desculpa, no vídeo eu mostro que o negócio é pular, mesmo sem corda! [youtube http://www.youtube.com/watch?v=UmNU9N9iddo]

Depois da corda: Chão! 4 Apoios estendido (10 repetições unilaterais em 4 séries). A perna vai estendida lá no alto e depois volta. Acabou? CORDA de novo, mais 50x!

Agora é a hora da perna Flexionada  (10 repetições unilaterais em 4 séries). Mantenha a coluna retinha, leve o pé lá no alto e volte depois até quase tocar o joelho no abdomen. Terminou? CORDA 50x!

Vamos à Abdução  (10 repetições unilaterais em 4 séries). Coluna reta, joelhos flexionados, estenda lateralmente a perna e depois retorne. Feito? Corda de novo, bora!!!

Elevação de Quadril na Bola (20 repetições unilaterais em 3 séries). Com bola ou sem ela, você precisa espremer o glúteo quando elevar o quadril. Esse exercício queima muito!!! Que alegria!!!

Agora, ao invés da corda, corra para o Salto no Banco Alternado (30 repetições, 3 vezes ) Não se esqueça do pulinho lá no alto quando for alternar a perna, hein?! Coragem, não desista, já tá acabando! Tudo em nome do bumbum durinho!

E finalizando com o melhor exercício ativando toda a musculatura de pernas e glúteos o Agachamento usando o método Tabata (8 séries de 20 segundos cada, com descanso de 10 segundos). Pra quem tem IPhone ou Sistema Android, existem vários APPs com o cronômetro desse protocolo. Eu tô usando o Tabata Workout. Facinho de baixar e super prático!

Quer saber como eu me senti durante as séries? Parecia que as pernas pesavam 1 tonelada, feitas de pedra! Muito punk! Mas sabe qual é a sensação no fim? Beijinho no ombro da Sabrina Sato, tipo “Toda Poderosa”, ou “Ninguém me segura”, muuuito bom gente, sucesso garantido!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Rov5pCtzgr8]

E aí? Ainda acha ue treinar é monótono?