Acredito que muitas pessoas já escutaram falar na dieta cetogênica em algum momento de seu processo de emagrecimento, seja pela TV, ou por outros meios.

A Lóris tem falado muito sobre esta dieta em seu processo atual de aperfeiçoamento corporal em suas redes sociais e justamente por falar muito sobre este assunto, têm surgido muitas dúvidas tanto no snapchat (????TiaLoris) ou no instagram e também facebook.

E como todos sabem a Lóris e sua equipe buscam sempre os melhores profissionais para lhes trazer as melhores informações.

Esta matéria será dividida em três partes onde primeiro você entenderá o que é o processo da Cetose Nutricional. Depois, Como aplica-la Adaptada ao Low Primal e por fim A Importância da Água Nesse Processo.

Toda a matéria tem como fonte de informação as pesquisas realizadas pelo DR Luiz Henrique Rigatti, Médico Pesquisador em Nutrologia, especialista no desenvolvimento de qualidade de vida em alta performance com foco em emagrecimento, longevidade, prevenção e tratamento de doenças, equilíbrio fisiológico, entre outros.

Entendendo a Cetose nutricional

Por definição, dieta cetogênica é aquela que gera corpos cetônicos, o que acontece a partir da ingestão muito baixa de carboidrato – low-carb (geralmente abaixo de 30 g/dia).

Baseada em fontes de gordura e proteína, a dieta cetogênica pode também ser hipo, ISO ou hipercalórica, pois mesmo ingerindo 5.000 calorias, se não houver carboidrato suficiente, corpos cetônicos se formarão.

Dieta cetogênica não é necessariamente hiperproteica, mas um mínimo de 1 g/kg/dia de proteína é essencial para manter o balanço nitrogenado positivo e evitar perda de massa magra. Uma amostra disso são os atletas que costumam ter melhor desempenho ingerindo entre 1,5 e 2,0 g/kg/dia.

Cetonas é um elemento normal do organismo humano, subprodutos da geração de energia a partir do metabolismo de gorduras. Cetona é o combustível preferido dos órgãos e tecidos, utilizado com segurança e eficácia para a geração de energia, inclusive no cérebro.

Pesquisas atuais mostram tratar-se de uma fonte muito menos prejudicial de energia do que a glicose – mais estável, menos excitatória, e pode até ajudar a prolongar sua vida útil.

O que então significa Keto-Adaptado?

Keto-adaptado significa que você pode efetivamente oxidar a gordura dietética e armazenada e usa-las para produzir energia.

Sua fonte de combustível não é mais a glicose e sim a gordura, que deixa de ser armazenada em seu corpo. Assim você será capaz de mobilizar e oxidar gordura durante o exercício, reduzindo a dependência ao glicogênio. Significa ainda que você tem muita energia acessível, mesmo sendo magro.

Se você estiver Keto-adaptado, não há restrição em seus músculos dos genes associados ao metabolismo da gordura.

O que é Keto-adaptação?

É o estado que permite esvaziar estoques de glicogênio através de intenso exercício físico, reabastecer as lojas, queimar a gordura não armazenada e de fácil acesso, e oxidar a armazenada para utilização quando necessário. Esta condição permite que você se exercite em jejum.

Alguns médicos temem cetoacidose, sem atentar para o fato de que “a Cetose é o estado fisiológico normal do homem” (Taubes 2002). “A glicose é mantida no sangue através da degradação do glicogênio no fígado, que passa a usar gordura como fonte de energia. Esta transição passa ser feita cada vez mais por outros tecidos, o que ocorre em indivíduos que consomem pouco ou nenhum carboidrato” (Linder 1991).

Então não se preocupe Cetose é essencialmente o estado corporal em que há queima de gordura em vez de carboidratos para produção de energia.

Em outras palavras: Você queima gordura corporal para gerar energia em vez de usar o carboidrato para tal ação.

Pense que comigo, em outras matérias aqui no site já trouxemos informações das quais ensinamos que a diminuição da ingestão de carboidratos beneficiaria em muito não só o emagrecimento mas a prevenção de algumas doenças.

A dieta cetogênica tem muitos benefícios contra a diabetes, o câncer , a epilepsia e a doença de Alzheimer e só por este motivo já vale muito a penas conhecer mais, não acham?

Então para para próxima semana já sabe, falaremos em Como fazer essa Fase Keto Adaptado Low Primal.

E caso queiram conhecer mais sobre sobre as pesquisas e o trabalho realizado pelo o Dr Luiz Henrique Rigatti poderá conhecer seu trabalho pelo site www.doutoresdovale.com.br e também através de seu Instagram: doutorrigatti