Hoje falaremos mais sobre dieta cetogênica. Em uma outra matéria você aprendeu que para perder gordura corporal é importante comer gordura e que a diminuição do consumo de carboidrato colabora muito com o emagrecimento saudável. Mais do que isso, colabora com o restabelecimento do metabolismo e da saúde de modo geral, em especial os diabéticos e hipertensos.

Hoje falaremos sobre a última parte desta série de matérias elaboradas pelo Dr. Luiz Henrique Rigatti e  trazemos a pauta o líquido mais precioso do mundo: a água!

 

Água: Aumente a ingestão líquida nessa fase

A hidratação tem um efeito lipolítico ou de queima de gordura. Pesquisas mostram claramente que consumir muita água aumenta a lipólise. A queda de 20% nos níveis de insulina permite o trânsito na mitocôndria para a queima

Mas o que é lipólise? É um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre no tecido adiposo, ou seja, popularmente a quebra da gordura.

O que faz a mitocôndria? (As mitocôndrias realizam o processo de respiração d célula e usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula.)

Ou seja, a água é a responsável por queimar a gordura, além de ser um transportador interno, levando e trazendo os nutrientes, minerais e mantendo o corpo em funcionamento.

Benefícios dessa fase:

  • Saúde cerebral e cardíaca: seu cérebro, órgãos e tecidos funcionam muito melhor quando utiliza cetonas como fonte de combustível.
  • Coração e cérebro são, pelo menos, 25% mais eficientes em cetonas do que em glicose, pois há o aumento irrestrito e de longa duração nos níveis de energia. O melhor para eles, portanto, é uma dieta cetogênica.
  • Mito – Precisamos da glicose para função cerebral: mesmo quando não comemos carboidratos, o corpo pode produzir glicose através da proteína, num processo chamado gliconeogênese.
  • Diminuição no risco de doença arterial coronariana; redução da gordura corporal mais acentuada do que em dietas de baixa gordura; baixa de açúcar no sangue e melhora nos sintomas de diabetes; aumento do colesterol HDL (bom) maior do que dietas de baixa gordura; redução da pressão arterial; baixa de triglicerídeos no sangue.
  • Você não precisa comer de 3/3 horas, pois sua energia provém da gordura corporal.
  • Dietas low carb excluem alimentos essenciais? Mito. Os alimentos mais importantes são vegetais, carnes, ovos e frutas como abacate e coco. O que deprime o sistema imunológico é o açúcar.
  • Redução do excesso de estrogênio, que causa celulite, ansiedade e retenção hídrica por diminuir o excesso provindo de carboidratos, açúcar, pesticidas, carnes com soja, glúten, álcool e plásticos no microondas.
  • Fim do refluxo: ao eliminar as toxinas alimentares, o estômago para de rejeitar alimentos indevidos. Mais à frente haverá uma explicação do que fazer em caso de permanência do refluxo
  • controle das convulsões, autismo, epilepsia e doença de Alzheimer.Elimine a candidíase da sua vida. A resistência à insulina deprime o sistema imunológico e os fungos se aproveitam.
  • Elimina dores articulares.
  • Uma dieta livre de grãos elimina acne.
  • Fertilidade e libido: eliminação do glúten e diminuição da gordura acaba com o excesso de estrogênio, facilitando a restauração da libido.
  • Elimine a Enxaqueca: retirando embutidos e toxinas como glúten, sua cefaléia melhora; diminuindo alimentos que elevam estrogênios ruins: xenoestrogenos, excitotoxicidade do glutamato; a deficiência de magnésio; problemas de açúcar no sangue; alérgenos alimentares.
  • Carboidratos: causam deficiência de magnésio; aumenta excitotoxicidade do glutamato, a produção de radicais livres e o mau estrogênio, o que diminui a serotonina.

É ou não é para se apaixonar pela dieta cetogênica?

Aqui terminamos nossa série sobre a dieta cetogênica, mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida traremos uma sessão de perguntas e respostas e se quiser ver a sua pergunta aqui respondida envie-nos através dos comentários a sua pergunta.

 E se perdeu as duas primeiras matérias entre aqui:

 

E aproveite para ler mais matérias sobre os benefícios da água para a saúde:

Esta matéria foi editada para este site e é fruto de mais de 10 anos do Médico Pesquisador, Dr. Luiz Henrique Rigatti, seu instagram é o @doutorrigatti , especialista em emagrecimento. Seu site é o www.doutoresdovale.com e é cheio de informação da melhor qualidade, juntamente com seu parceiro o Doutor Andre Gustavo