Hoje, eu gostaria de falar sobre um assunto muito importante para nossa saúde, que quase ninguém pensa sobre: Como está o consumo de sódio em sua dieta? Você já parou para refletir sobre como está a sua ingestão de sal durante o dia? Nunca pensou? Então, está na hora de começar a se preocupar.

Segundo uma pesquisa realizada em 2009, o consumo de sódio dos brasileiros foi de 4,5g por pessoa/dia; ou seja, mais do que duas vezes o limite recomendado (quantidade recomendada: entre 1,5 e 2g por dia – o que corresponde, aproximadamente, a 5g de sal). Esse quadro preocupa muito, pois a elevada ingestão de sódio pode ocasionar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e até mesmo alguns tipos de cânceres.

O lado bom é que esse cenário pode ser revertido, pois a redução da ingestão deste mineral pode diminuir em aproximadamente 14% a taxa de mortalidade por acidente vascular cerebral, reduzir o índice de morte por doenças coronarianas, além de salvar por volta de 150.000 vidas em todo o mundo.

Como podemos reduzir a presença de sódio em nossa dieta?

1) Reduzir a adição de sal em saladas, arroz e outros alimentos.

2) Reduzir o consumo de alimentos processados e industrializados – isso porque o sal é muito utilizado na conservação de alimentos; assim, produtos industrializados, como temperos prontos, enlatados, embutidos, queijos, salgadinhos, contêm grande quantidade de sal.

3) Priorizar alimentos e temperos naturais, como alho, cheiro-verde, orégano, gengibre, coentro, manjericão.

4) Ler os rótulos, para escolher aqueles produtos com menores percentuais de sódio.

Portanto, além do exercício físico e da ingestão de calorias equilibradas, vamos adquirir hábitos e tornar a alimentação mais saudável! Com a saúde não se brinca! Até a próxima!