Crossfit

Com certeza já ouviram falar sobre a nova atividade queridinha por ai né ?! O CrossFit.

Passamos por uma fase em que o pilates era o alvo das atenções, então veio o treinamento funcional e agora chegou o CrossFit quebrando tudo e mostrando que pode ser uma excelente opção para quem quer adquirir um shape bonito, desenhado e ainda ficar com o condicionamento físico em dia.

crossfit

O CrossFit é uma atividade relativamente nova, CrossFit surgiu na década de 80 nos Estados Unidos com o treinador Greg Glassman, logo as forças armadas americana comecaram a usar o CrossFit para melhorar o condicionamento físico. Mas foi no ano 2000 que o CrossFit comecou a se popularizar, isso aconteceu por que Glassman começou a postar seus treinos na internet e assim despertar o interesse de mais pessoas que não eram das forças armadas.

O CrossFit é uma forma de treinamento que visa melhorar todas capacidades funcionais de uma pessoa, com treinamentos sempre em alta intensidades e movimentos variados.

Sua idéia é desenvolver as 10 capacidades que todo ser humano já nasce, sendo elas:  força; flexibilidade; resistência muscular;  resistência cardio respiratória;  potência; velocidade; agilidade; precisão;  coordenação e equilíbrio.

crossfit4

A base de exercícios utilizadas para desenvolver esse treinamento são movimentos da ginastica olímpica, levantamento de peso olímpico e exercícios cardio respiratórios.

Quando falamos em exercícios utilizados no CrossFit se abre um leque infinito de opções, praticamente qualquer movimento se enquadra em um treinamento, pois a variabilidade de movimentos é um dos fatores preconizados pelo crossfit. Ou seja, qualquer movimento que possa gerar um desenvolvimento motor ou de alguma capacidade física pode ser inserido na atividade.

Diferentemente de exercícios feitos em academias, na musculação tradicional em que treinamos musculaturas isoladas, o CrossFit visa justamente o contrário, trabalhar o máximo de grupamentos musculares possíveis em seus movimentos, preconiza o desenvolvimento global do corpo e não de partes isoladas. No CrossFit se utiliza muito uma frase: NOSSA ESPECIALIDADE É NÃO SERMOS ESPECIALIZADOS. Ou seja, grosseiramente falando, a idéia é ser capaz de fazer qualquer atividade com bom rendimento mas não ser especializado em nenhuma delas.

Além disso tudo, obviamente há a melhoria estética como em qualquer atividade. Por ser uma atividade de alta intensidade pessoas que estão em busca de emagrecimento, melhora de definição muscular, força e condicionamento físico logo veem ótimos resultados.

crossfit

E como funciona um treino de CrossFit ?

Os treinos são divididos basicamente em 3 partes: Aquecimento, Técnica e Wod (Workout Of The Day).

Aquecimento: são feitos exercícios básicos, normalmente sem sobrecarga justamente com a intenção de preparar a musculatura para o treinamento intenso que está por vir.

crossfit

CrossFit Training Push Ups

Técnica: esse momento do treino é dedicado a desenvolver a técnica de algum movimento específico, normalmente algum que será utilizado no WOD feito no dia. É um momento muito importante do treinamento, é nele que posturas, execuções e posicionamentos ideais são corrigidos e aprimorados.

Crossfit

WOD (Workout of the Day): É a parte principal do treinamento, a parte mais intensa, uma espécie de “desafio”. Sua duração pode ter de 4 a 50minutos em média nos casos mais avançados. Esse momento é feito sempre na intensidade máxima suportada pelo praticante, vezes tendo que fazer o maior número de repetições num certo período, vezes fazendo o treino proposto no menor tempo possível. O Wod pode ser composto por mistos de exercícios cardio respiratórios, levantamentos de peso olímpicos e movimentos da ginastica olímpica.

O WOD é o mesmo para todos, o iniciante e o avançado farão o mesmo treino. No entanto, iniciante muitas vezes farão movimentos adaptados caso não consigam fazer o movimento proposto ainda e os avançados farão os exercícios com maior sobrecarga, velocidade e etc.

Crossfit

Resumindo, para você que não gosta de fazer séries intervaladas, academia, ou mesmo para quem gosta e quer experimentar uma atividade nova, o CrossFit é uma ótima opção para melhorar seu condicionamento físico e perfil estético.

Lembre-se sempre de obter orientações de profissionais antes da prática de QUALQUER atividade física !!!

Bons treinos.