Quem ainda não assistiu ao filme ” O Fabuloso destino de Amelie Poulain, corre alugar, baixar, sei lá, mas assiste  porque é muito lindo e tem uma fotografia encantadora! Pura arte!
E para quem já conhece, é claro que este filme vai remeter à receita de Creme Bruleé ou o Creme Bruleé vai remeter a Francesinha mais charmosa das telinhas!
O bom é que agora você vai saborear sem culpa , porque eu fiz o teste e ficou tudo mara sem nadinha de açúcar e muito light!
thumb-amelie-menor-300x168

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de whey protein de baunilha misurado com água (creme ou pasta rala de whey)
  • 1 ½ xícara (chá) de leite desnatado ou de soja zero açúcar
  • 3 gemas peneiradas
  • 4 gotas de baunilha
  • Frutose (para fazer a crostinha queimada no final)

Modo de Preparo

Em uma vasilha, coloque as gemas peneiradas, e bata bem até a gema ficar bem clarinha, acrescente então 3 gotas de baunilha, misture bem e reserve.

À parte, numa panelinha ou vasilha, coloque o creme Whey e o leite  desnatado. Misture bem  e leve ao fogo ou microondas apenas para amornar. Aos poucos, acrescente essa mistura aos ovos, mexendo bem para não  formar grumos.

Coloque a mistura em potinhos de vidro ou louça  e leve ao forno pré aquecido a 180º em banho-maria (como se faz pudim, sabe?), por aproximadamente uns 40, até que comece a ficar levemente dourado e com a consistência  de uma gelatina firme. Retire do forno, espere esfriar e leve a geladeira por umas 3 horas. Para fazer a crostinha por cima voce vai salpicar com frutose, depois jogar uma colher de sopa de conhaque. Com CUIDADO, com um palito de fósforo ou isqueiro, faça o foquinho por cima da sobremesa e espere uns segundos até que a frutose fique caramelizada. Abafe o fogo com uma tampa.

 

Daí é só servir, é delicioso.

cremebrulee

Dica 1 – Se ao misturar se formem grumos, passe a massa liquida na peneira.

Dica 2 – Caso não tenha frutose ou não queira usar,  salpique cacau em pó ou flambe  com conhaque. (Não terá a casquinha, mas também  fica muito bom).