image

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

image

Você só precisa de 5 minutos!

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

image

@gigifitnessclub se prevenindo !

A maneira mais simples de diagnosticar o câncer de mama (fora os exames médicos que são essenciais) e que deve ser empregada por todas as mulheres é o auto exame!

image

Para falar um pouco mais sobre o assunto convidei a pessoa mais próxima à mim, minha mãe, que no seu breve relato tenta nos mostrar e reforçar a importância da prevenção!  Vamos acompanhar?

image

Minha mãe linda!!!

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou Marta Canin, mãe da Loris e vou falar sobre o maior sofrimento, porém grande aprendizado, realmente isso já passou, e foi há pouco mais de dezoito anos!
Eu estava no Japão à trabalho, e como uma vez ao mês sempre fazia auto exame das mamas, percebi um pequeno carocinho bem no mamilo.
O coração na hora disparou, suei frio, pois meses antes tinha ficado sabendo que minha irmã mais velha estava com câncer de mama. Pensei bem e resolvi voltar o quanto antes para o Brasil para vir ao médico e fazer o tratamento aqui. Na primeira semana fiz uma biópsia e infelizmente para alguém que se julgava com ótima saúde, o diagnóstico foi CARCINOMA DUCTAL INFILTRANTE na mama esquerda, ou seja, câncer de mama.
Fiz muitos exames no corpo todo para ver se tinha alguma metástase, (se o câncer tinha invadido outros orgãos) e felizmente não foi  detectado nada. Fui então submetida a uma MASTECTOMIA TOTAL, que é a retirada de toda mama esquerda mais esvaziamento axilar.
Para minha sorte eu descobri que o nódulo  já se tratava de um câncer, mas estava  ainda no início, em todo o material colhido na cirurgia não foi encontrado nada mais. Depois de uns trinta e cinco dias comecei fazer RADIOTERAPIA. Foram vinte e oito sessões ao todo e não foi preciso quimioterapia.
Muito sofrimento, realmente é preciso ter coragem e fé. Me apeguei às minhas orações (sou budista) e assim pude ter o entendimento de que isso tudo fazia parte da minha vida, meditando e recitando  meu mantra ,  o NAN MYOHO RENGUE KYO,  entrei em sintonia com o universo e extraí a energia vital, sabedoria, boa sorte, enfim, tudo o que precisava para transformar o veneno em remédio! Foram tempos muito sofridos, depois de um ano fiz a reconstrução da mama e hoje faço exames a cada ano, e isso será por toda vida!
Peço à você, por favor que compartilhe: Cuide-se!
Que cada mãe oriente suas filhas, pois as minhas fazem controle anualmente! É preciso que haja uma corrente, sempre de mulheres falando e cobrando outras sobre a importância do auto exame e exames de imagem como: mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética mamária e outros exames que o médico pedir!
Não se deve deixar para depois, pois o depois pode ser tarde demais, foi o caso de minha irmã, que teve uma sobrevida de cinco anos, depois teve metástase no fígado e faleceu. Não descobriu em tempo pois já tinha outros problemas de saúde e não se deu conta. Qualquer matéria sobre este assunto, eu procuro ler e estar atenta! O meu desejo mais forte é que seja descoberta a cura definitiva para o câncer, ou que deixasse de existir essa doença! Mas enquanto isso, como ato de amor à si mesma e às mulheres da sua vida, propague e faça o auto exame! Beijos enorme à todas e boa sorte!