Gente, gente, geeente linda e poderosa, tudo bem? Na última matéria eu falei sobre o coach integral sistêmico, o conjunto de técnicas e ferramentas que vão te fazer ter consciência do seu ESTADO ATUAL em TODAS as áreas da sua vida. Dentro do mesmo assunto, recebi muitas mensagens do pessoal no meu Instagram falando da cena sobre coaching na novela das 21h da Globo, “O Outro lado do Paraíso”.

Leia mais: Mas afinal, o que é Coaching Integral Sistêmico?

Vamos lá, coaching não é terapia. Coaching não é mentoria. Coaching não é aconselhamento. Coaching não é hipnose. O nosso papel é fazer perguntas para o coachee encontrar dentro dele as respostas, ok? O grande problema da novela foi associar o coaching ao tratamento de um trauma. Que fique bem claro, coaching não trata transtornos. Transtorno obsessivo compulsivo, de ansiedade, depressivos…. Coaching fala do PRESENTE, orientado para o futuro.

Os eventos de coaching não são para tratamentos terapêuticos. Eu não sou psicóloga. Mas o coaching causa efeitos colaterais positivos. Pode se recuperar da depressão, por exemplo, isso pode acontecer, mas definitivamente o coaching não trata de traumas. Existem profissionais capacitados para isso, como psicólogos e psiquiatras.

Confira também: Aprenda a fazer seu painel de visualizações

E o coaching nessa história toda? É um processo que veio para ficar. Não é moda. Desde 1930, universidades como a de Harvard, nos Estados Unidos, tem cursos de coaching. A questão da novela das 20h foi pecar na hora de mostrar um Coach (profissional de Coaching) para tratar uma pessoa que tinha um trauma.  As técnicas ali apresentadas como se fossem de Coaching na verdade não são. Mas não é nisso que devemos focar.

Por outro lado, a novela da Globo falar de coaching é muito bom. É energia e mais visibilidade para a nossa profissão. Vamos aproveitar essa oportunidade para elevar o coaching. Este tipo de ação contribui para a profissão, para o mercado e para nossos coachees (alunos) que atuam como Coaches.

Vale pensar e apostar no “copo meio cheio” do que no “meio vazio”.

Amigos, deem uma olhada na análise do Geronimo Theml sobre a aparição do tema coaching na novela “O outro lado do Paraíso”. Ele é uma das referências minhas na área e o que ele fala vai muito de acordo com o que penso sobre o tema. Vejam:

Se você deseja saber mais e participar do melhor programa de emagrecimento definitivo que já existiu envie: “Eu quero” + seu nome e whatsapp para [email protected]

Siga também as minhas postagens nas redes sociais:

Instagram:@blogdaloris

Facebook: Blog da Loris

Beijos, e TODA alegria e SUCESSO meus AMORES!