Receita boa é receita simples

Todos temos muito a fazer nas 24 horas do dia, não é mesmo?

Então pensando na praticidade e também numa alimentação saudável, hoje trago a vocês uma receita muito simples, mas que muitas vezes é menosprezada por justamente ser simples.

Poucos ingredientes e muito pratica, você ainda  terá sabor e nutrição, além disso, você pode guardar em marmitinhas no congelador, pode guardar por até 7 dias, mas não conseguirá deixar lá por todo este tempo porque é muito saborosa.

A carne usada normalmente é a carne  de boi mas você pode usar lombo de porco também, minha única observação é quanto ao tempo de pressão de cada uma delas.Se for o lombo de porco é só por 25 minutos na pressão.

E só conta o tempo a partir do momento que a panela começa a chiar.

Quero que observe bem os ingredientes, pois falarei sobre os benefícios deles para a saúde nas próximas matérias

Vamos a receita?

Ingredientes:

  • 1,5 kg de acém, ou coxão mole, ou patinho, ou lagarto
  • 500 g de cebola cortadas em pétalas
  • 6 tomates  cortados em pedaços grandes
  • Legume em pedaços grandes (se desejar)
  • ½ pimentão (se gostar)
  • 10 dentes de alho
  • 1 colher sobremesa de cominho
  • Coentro ou salsinha se gostar pode ser em cortada grosseiramente
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Pimenta jamaicana a gosto (eu prefiro a jamaicana por causa do perfume dela)

Modo de fazer:carne-de-panela-2

Numa panela de pressão grande (caso não tenha uma grande reduza a quantidade de carne e dos demais ingredientes), forre o fundo com metade da cebola e do tomate e do pimentão coloque os dentes de alho e deite o pedaço de carne por cima em seguida coloque todos os demais ingredientes, menos os legumes.

Não coloque água.

Tampe a panela e leve ao fogo por 40 minutos, observe o  cheiro pois as vezes pode agarrar no fundo e você terá que abrir a panela pra soltar. (Cuidado ao tirar a pressão ok)

Depois de 40 minutos acrescente os legumes que  cortou e devolva ao fogo por mais 8 minutos na pressão.

Desligue e sirva. Se preferir deixe esfriar e corte em pedaços e faça suas marmitas.

Obs.: Os legumes ao final é opcional. Se não gosta de uma carne mais clarinha e é chegada numa carne moreninha sele a carne antes.

Como selar a carne? É  simples:

Peque uma panela e aqueça com um fio de óleo de sua preferência quando estiver bem quente deite a carne e deixe ali sem mexer nela até dourar e vá fazendo isso até todos os lados da carne dourar. Quando estiver dourada retire da panela e com um papel de absorver gordura enxugue  a carne ela tem q estar sequinha par colocar na pressão, o tomate e a cebola já solta água o suficiente para  cozinhar tudo.

Este prato pode ser acompanhado por um arroz de couve-flor.

Espero que gostem e faça a receita na sua casa, e se fizer vem aqui e me conta como ficou , vou adorar saber.E na semana que vem explico porque muita cebola pode te ajudar a ter uma saúde muito melhor!

Ah e aproveite que o natal está chegando e gosta de receitas além de nutritivas e saborosas, dá uma olhada na receita de Rabanada Fit Termogenica Zero Açucar e Sem Leite