Desde que eu comecei a falar sobre o desafio de arrumar a cama no Instagram, muitas pessoas vieram me perguntar por direct e nos comentários: “Porquê? Para quê? Qual a finalidade?”

Eu sempre digo que grandes mudanças dependem das pequenas mudanças. O emagrecimento que você tanto almeja só vai acontecer se você tiver disciplina nas primeiras ações do seu dia a dia. Parece besteira, mas preste bastante atenção nessas 6 provas de como arrumar a sua cama pode modificar a sua conduta, suas crenças, te levar ao sucesso, ao emagrecimento e à tudo o que você desejar:

Aqueles cinco minutinhos a mais que você dorme quando toca o despertador! Usá-los para arrumar a cama pode ser melhor do que você imagina. 

1. Para mudar a sua vida (e o mundo)

Você não leu errado. De acordo com o almirante da marinha americana William H. McCraven, em um discurso inaugural na Universidade do Texas, se você quer mudar o mundo, precisa começar arrumando a sua própria cama. “Isso lhe dará uma pequena sensação de orgulho e irá encorajá-lo a fazer outra tarefa, e mais outra e mais outra. No fim do dia, aquela tarefa concluída terá se transformado em várias tarefas concluídas”, conta ele.

E não para por aí: “Se não consegue fazer as pequenas coisas direito, nunca conseguirá fazer coisas grandes direito. Se por acaso tiver um dia ruim, voltará para casa e encontrará uma cama arrumada por você. E uma cama arrumada dá a sensação de que o amanhã será melhor”, diz McCraven.

 

2. Para criar melhores hábitos cotidianos

Arrumar a roupa de cama todas as manhãs pode desencadear um efeito dominó para outras escolhas inteligentes e práticas positivas ao longo do dia. O famoso best-seller O Poder do Hábito, do escritor Charles Duhigg, afirma que fazer a cama diariamente está correlacionado com aumento da produtividade e maior sensação de bem-estar. “Claro que uma cama arrumada não vai transformar tudo da noite para o dia, mas essa pequena mudança inicial desencadeia reações que ajudam a surgirem outros bons hábitos”, conta Duhigg em seu livro.

 

3. Para começar o dia com o pé direito

Arrumar a cama fará com que você comece o dia com a sensação de realização, pois você já concluiu uma das suas tarefas diárias. Além disso, de acordo com o Feng Shui, criar esse hábito ajuda a organizar a mente e torna os pensamentos mais claros e objetivos.

 

4. Para manter o seu cantinho dos sonhos livre de sujeira

Ao cobrir o seu lençol com uma colcha ou edredom, por exemplo, menos poeira e ácaros chegam diretamente aos lençóis. Além disso, se o seu cachorro ou gato tem o costume de visitar a sua cama, os pelos deles ficaram ali apenas superficialmente.

 

5. Para dormir melhor

Uma pesquisa realizada pela National Sleep Foundation, instituição estadunidense especializada em sono, apontou que os participantes que fazem a cama diariamente têm uma probabilidade 19% maior de terem uma boa noite de sono do que as que não fazem. Depois nasce o ciclo da felicidade: dormir bem, acordar bem, arrumar a cama, dormir bem, acordar bem, arrumar a cama…

 

6. Para ser mais feliz

Em uma pesquisa com 68 mil pessoas, o site Hunch.com descobriu que 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes. Já 62% do grupo que não mantém esse hábito se consideram pessoas infelizes.

Assista o vídeo abaixo, comprove tudo o que acabou de ler, curta, comente e compartilhe!