Uma alimentação equilibrada tem que ser muito variada, colorida e ter proporções adequadas dos macronutrientes, distribuídos entre no mínimo 4 à 6 refeições diárias!

Muitos de nós já estão percebendo que cada vez mais a população tem se preocupado com a qualidade e não só com a quantidade dos alimentos. A alimentação equilibrada, aliás, deve ser variada, colorida e ter proporções adequadas de carboidratos, proteínas e lipídios, distribuídos entre quatro a seis refeições diárias.

Carboidratos, lipídios e proteínas são os nutrientes que estão nos alimentos para fornecer pra gente as calorias e energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.

Carboidratos
– Componentes  em média de 50 a 60 % da dieta, os carboidratos fornecem energia (cérebro é um órgão totalmente dependente de glicose) e melhoram a recuperação muscular pós atividade. Cada 1g fornece 4 Kcal às células do corpo. Estão presentes nos pães, hortaliças A (folhas)/B (legumes) e C (batata, aipim, inhame), cereais, macarrão, frutas, leguminosas.

Lipídios 
– Responsáveis de 20 a 30 % da dieta, a maior fonte de energia para o corpo. Cada 1g fornece 9 Kcal. Ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K

Podem ser divididos em:

Gorduras boas
– ácidos graxos monoinsaturados: azeite de oliva, óleo de canola, óleo de gergelim, nozes, abacate, castanha do Pará;
– ácidos graxos polinsaturados  Ômega 3: semente de linhaça, arenque, óleo de bacalhau, atum, salmão, sardinha, cavalinha, espinafre, couve e rúcula;
– ácidos graxos Ômega 6: óleo de soja, milho, girassol e algodão.

Gorduras ruins
– ácidos graxos saturados: manteiga, leite integral, bacon, azeite de dendê, carne de boi gorda e toucinho.
– Gordura trans: margarinas sólidas, nuggets, biscoitos recheados, empanados, produtos de panificação (folheados, croissants), congelados industrializados.

Proteínas 
– Constituem de 15 a 20 % da dieta. Maiores componentes estruturais das células do corpo humano. As  proteínas são importantes para a construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos e fornecimento de energia. Cada 1g fornece 4 Kcal. Estão presentes em: carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, iogurtes, soja, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) e embutidos/frios.

Olha só a Nova Pirâmide Alimentar que dá uma Idéia de qual seria a recomendação diária de cada nutriente:

Guia-da-Pirâmide-Alimentar

É claro que para cada pessoa, levando-se em consideração a idade e tipo de dieta, prescrita por médico/nutricionista estes valores mudam gente. Mas o fato é que cada um de nós tem uma certa ideia do que faz bem ou mal para o organismo. Então a dica é, antes de ingerir, tenha consciência e perceba que você só precisa alimentar a fome do corpo e não a fome emocional!