E que tal juntar duas receitas deliciosas numa só? E se eu te disser que é tudo feito de maneira funcional pra você comer sem culpa?

Cheesecake?  Brownie ? Caramba, misturando tudo isto é ainda usando uma frutinha, o cramberry que é mara com alto teor antioxidante, vitaminas e ainda tem poder anti inflamatório! Chega de conversa e vamos à receita do Brownie Cheesecake de Cramberry! :,D

Brownie Cheesecake de Cranberry

 

Ingredientes:

Massa do brownie

4 colheres de sopa de azeite de abacate (aqui no blog digitando abacate você vai ver uma matéria top sobre os benefícios do abacate e desse azeite).

2 ovos orgânicos inteiros

1/2 xícara de café forte (pode ser o café em pó soluvel)

1/2 xícara de açúcar demerara  ou sucralose.

1 colher de chá de baunilha (eu às vezes uso a essência de licor do chocolate ou amaretto)

1 xícara farinha de trigo integral

1 colher de chá de fermento em pó

Gotinhas ou pedacinhos de chocolate 70% cacau  ou nibs de cacau (cerca de 1/2 xícara).

 

Massa do Cheesecake 

1 ovo orgânico

1 colher de chá de essência  de baunilha

230gr de cream cheese ou creme de ricota light

6 colheres de sopa de açúcar demerara ou sucralose

Cobertura de Cramberry

250gr de cranberries hidratados em água (coloque para hidratar por pelo menos 2 horas em água com sucralose e limão e depois escorra a água).

1/4 de xícara de xarope de bordo diet (você encontra em lojas de produtos naturais ou casa de suplementos), xarope de agave ( digitando aqui no site a palavra agave você vai conhecer todos os benefícios e se surpreender!)  ou faça um caramelo com o açúcar demerara.

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte uma assadeira quadrada média e reserve.

Em uma panela média adicione cranberries e xarope de bordo no fogo médio. Cozinhe por cerca de 5-10 minutos até os cranberries amolecerem mais, mexendo de vez em quando . Deixe de lado.

Para a mistura do cheesecake, em uma tigela, com um misturador de mão, bata os cream cheese,  misture os demais  ingredientes e reserve.

Para os brownies, em uma tigela, com um batedor de arame, bata 5 primeiros ingredientes. Adicione depois a farinha e o fermento em pó e incorporar bem.

Em uma tigela, coloque as raspas de chocolate 70% cacau e no microondas durante 40 segundos. Mexa bem. Continue microondas em intervalos de 20 segundos, mexendo no meio, até que o chocolate seja derretido e a mistura fique suave.

Incorpore o chocolate derretido na massa e misturar bem. Despeje a massa na assadeira preparada. Espalhe a massa de brownie uniformente sobre essa assadeira. Adicione a mistura do creme de queijo e com uma espátula espalhe-o uniformemente sobre os brownies até que tudo isso seja coberto. Despeje a mistura de cramberry sobre a mistura do creme de queijo e distribua-o cuidadosamente com uma espátula.  Eu gosto mais irregular mesmo.

Asse o bolo em fogo médio por 30-40 minutos. Tenha certeza de que não passe de 40 minutos, caso contrário que fundo brownie vai ficar seco. Deixe esfriar um pouco e depois coloque na geladeira.

Mantenha coberto na geladeira. Deixe em temperatura ambiente pelo menos 15 minutos antes de servir.

Tenha um excelente apetite saudável!