Cebola tempero ou remédio?

A cebola é uma hortaliça antiga e tem origem lá no Afeganistão, Irã e um cantinho da União soviética, são mencionados em dois dos mais antigos livros da história humana, a Bíblia e o Corão.

E conquistou o mundo por ser um tempero maravilhoso!

Mas quem nunca chorou cortando uma gostosa cebola, ou fez cara feia quando a mamãe dizia que tinha cebola na salada quando era criança eim? Ou já escutou alguém dizer quando está tossindo, fulana toma chá com cebola que cura essa tosse…

Pois bem, a cebola possui benefícios abundantes para a nossa saúde, tanto em estado de recuperação quanto de prevenção.

Só para que você tenha uma idéia da importância dessa hortaliça em sua saúde, citarei três componentes abundantes da cebola que te farão repensar a utilização em maior quantidade nas suas refeições, ou acrescentar caso não as utilize.

A cebola possui três componentes que adoro:

_ Alicina – Diversos estudos nos Estados Unidos e no Brasil comprovam que a alicina ajuda a reduzir a aterosclerose e os depósitos de gorduras, ajuda a diminuir a pressão sanguínea, normaliza o transporte de proteína pelo sangue, é antiinflamatória e às vezes até antioxidante.

_Potássio – Você já o viu lá na tabelinha periódica né? Eu já achava o máximo ter a primeira letra do meu nome lá, a letra K. Pois então, o potássio é um metal precioso que circula em nossas veias.

De um jeito simples de explicar, é um componente muito valioso a vida, ele ajuda no fortalecimento e crescimento de plantas animais e seres humanos, mas, em contato com o oxigênio ele morre fácil.

É ele que ajuda a evitar acne, prisão de ventre, depressão, cansaço, problemas de crescimento, insônia, fraqueza muscular, nervosismo, dificuldades respiratórias, câimbras, retenção de sal e batimentos cardíacos fracos.E então é ou não é um metal rico que corre nas nossas veias?

_Nitrogênio – Bom temos um metal precioso nas nossas veias, agora você tem um elemento de valor extraordinário! Só para você ter idéia o nitrogênio é nada mais nada menos do que 78,1% de toda nossa atmosfera.

Uau.

Mas o que isso significa? Pois bem, este gás é o que faz tudo no nosso corpo dar as mãos, juntando-se para que cada coisa dentro da gente funcione, e aí em ação com oxigênio, promove a vida!

Perceba que estes componentes cada um por si só já te traria muitos benefícios a saúde, mas a cebola possui muitos outros.

Sei que conhecendo melhor esta maravilha da natureza quando olhar pra ela lá na feira ou na horta você vai com certeza olhar pra ela com outros olhos se é do time que não gosta dela, mas se for dos que gosta como eu consumira ainda mais.

Existem diversas formas de preparar ela seja pra consumir em refeições ou em remédios caseiros, não irei ensinar remédios, mas umas das melhores formas de consumi-la é crua, em saladas ou conservas ou temperos.

Então aqui vai uma dica de como pode consumi-la crua.

Conserva de cebola do site cura pela natureza 

conserva-de-cebola

Ingredientes:

  • 1 ou mais potes de vidro esterilizados
  • Meio quilo de cebola
  • Azeite extra virgem de oliva em quantidade suficiente para preencher metade do(s) pote(s)
  • Vinagre de maçã ou de álcool em quantidade suficiente para preencher a outra metade do(s) pote(s)
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • 1 ramo de alecrim (opcional)
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Comece esterilizando o(s) pote(s): lave-o(s) bem com água e detergente e depois derrame água quente sobre ele(s).
Deixe assim até a hora de fazer a conserva.
Corte as cebolas em quatro, como se fosse uma cruz, no sentido da parte superior.
Se as cebolas forem muito grandes, corte-as ao meio antes de fazer esse processo.
Jogue fora a água que estava no(s) pote(s).
E coloque inicialmente as cebolas, a salsinha e a cebolinha.
Depois, preencha metade do(s) vidro(s) com azeite e a outra metade com vinagre.
Ponha o sal.
Tampe o(s) pote(s) e agite para misturar tudo.
Espere três dias antes de iniciar a consumir a conserva.
Depois de aberto(s), o(s) vidro(s) têm que ser guardado(s) na geladeira.

A conserva de cebola não deixa hálito ruim e pode ser consumida de diversas maneiras, como em saladas ou sanduíches.

E para saber  ainda mais sobre outros benefícios que a cebola trás  em especial ao  emagrecimento veja esta matéria aqui mesmo do site Blog da Loris, que ainda te trará outra receita deliciosa.