Eu vejo muuuuita gente por aí  torcendo o nariz para ele pela fama de ser a fruta mais calórica de todas e a  mais “gordurosa”. Realmente a fruta é bastante calórica, uma fatia de 100g de abacate tem mais ou menos 160 calorias, quase igual à 1 pão francês.

Mas o que poucas pessoas sabem é que o consumo dessa fruta traz benefícios à saúde.

O alto valor calórico do abacate se deve a grande quantidade de gordura presente nele, mas se engana quem pensa que essa gordura faz mal. Ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Além disso, é fonte de vitamina E e vitamina A, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células. E minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro benefício do seu consumo é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento. Devido ao seu teor de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.

E aproveitando que é época do abacate, ele está até mais barato e saboroso, que tal incluí-lo em seu cardápio?

Só tome alguns cuidados, principalmente em relação a quantidade. Você não precisa devorar o abacate inteiro de uma só vez, se for comer puro, coma somente uma fatia  e guarde o restante na geladeira.

Para retardar a oxidação, a dica é guardar ainda com o caroço.

Você pode amassá-lo e acrescentar limão e adoçante, ou ainda preparar uma vitamina com leite desnatado ou whey protein ainda.

Da mesma família do abacate consumido comumente consumido no Brasil, o avocado também é uma fruta bastante saudável e com excelentes propriedades nutricionais. Mas devido ao maior custo, a fruta produzida no Brasil, na sua maioria, é exportada para outros países.

O avocado possui muito menos água do que o abacate, o que torna sua polpa mais consistente e possibilita seu uso em saladas e diversos outros pratos salgados. A guacamole é um dos pratos salgados mais conhecidos que utilizam o abacate ou avocado em seu preparo.

Que tal fazer as pazes com o abacate e torná-lo seu aliado na dieta, hein?