Agave Azul, o que é?

Vocês acompanham as minhas receitas e toda hora eu estou falando: “Adoce com agave, um pouco de agave, agave a gosto”, e por se tratar de um produto natural, porém novo no mercado, muita gente não faz ideia do que seja.

Calda de Agave ou Mel de Agave é uma ótima opção para quem não pode consumir açúcar – como os diabéticos e pessoas obesas. Uma planta mexicana que promete dar uma mãozinha na alimentação. O agave azul (Agave Tequilana), é um tipo de cacto com folhas comestíveis e poderosas.

É a partir delas que se produz um extrato com poder adoçante três vezes maior do que o açúcar comum. Dessa maneira, não é necessário usá-lo em grandes quantidades nas preparações. Além disso, o extrato de agave é boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Assim como açúcar, também não contém glúten e nem lactose.

Tem 3,34 calorias por grama, é 3 vezes mais doce que o açúcar comum. Boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

O extrato de Agave quando usado no lugar do açúcar tem efeito coadjuvante no emagrecimento, pois tem menos calorias e menor indice glicêmico; Ainda devido ao baixo índice glicêmico pode atuar como protetor contra diabetes – como é digerido mais lentamente não demanda grandes quantidades de insulina, importante para prevenção de diabetes.

Por ser orgânico certificado, o cultivo da planta é feito sem a utilização de qualquer substância química. Ou seja, faz bem à saúde e não agride o meio ambiente.

Sabor neutro

Ao contrário dos adoçantes sintéticos e naturais, o agave não deixa aquele gostinho amargo na boca depois da ingestão do alimento. O sabor é considerado neutro. Cada grama do extrato possui 3,34 calorias, enquanto o açúcar refinado possui 4 calorias na mesma porção. Mas a vantagem em consumir este alimento no lugar dos velhos conhecidos não está na contagem das calorias, mas sim em seu baixo índice glicêmico.

Como usar o Xarope (Calda) de Agave Azul:

Como edulcorante (adoçante): Para Adoçar 250ml de suco, substitua 1 colher de sopa de açúcar (15g) por 1 colher de sobremesa de Extrato de Agave (10g).

Como potencializador de sabor: Realce o sabor de outros ingredientes como frutas e sucos; Amasse uma banana ou cozinhe maçãs e peras e adoce com um fio de Extrato de Agave

Na culinária, pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e muito mais. O Extrato de Agave é menos viscoso e dissolve mais facilmente que o mel ou o melado e não açucara.

agavemel

Agave planta e Calda de Agave