Não é novidade para quem me conhece que ela, a Berinjela, é meu fruto favorito e consumo todos os dias.

Eu realmente adoro o sabor da berinjela e tanto refogadinha, na salada ou até mesmo nos meus Smoothies, faço a festa!

O bom é saber que a mesma faz um bem danado para a saúde e até ajuda a emagrecer.

A composição nutricional de seu fruto, é fonte de minerais e vitaminas. 
Em 100g de berinjela crua, se encontram em quantidades consideráveis os seguintes minerais: magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. 
As principais vitaminas encontradas são as vitaminas: A, B1, B2 e C. 

Vamos conhecer quais são as funções desses minerais:
Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes; 
Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução; 
Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo protéico e de carboidratos; 
Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular; 
E das vitaminas:
Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e das gorduras; 
Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos; 
Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.

Ainda apresenta:

  • Uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais;
  • Uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal;
  • Além de ser considerada como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

Fibras insolúveis – Presentes principalmente na berinjela crua, elas demoram mais para serem eliminadas do estômago, o que adia a sensação de fome. Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias. 

 Fibras solúveis – São o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la.

A água de berinjela: Como preparar?

Corte meia berinjela em cubos. Então, deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite. As fibras insolúveis se soltarão e tornarão o líquido poderoso! 
Logo na manhã seguinte, tome a bebida em jejum. E sem coar! Para variar a receita, bata meia berinjela com meia laranja, abacaxi ou maracujá e beba o suco durante o dia, à vontade.

Farinha de berinjela

Pode até parecer mais um daqueles produtos milagrosos, mas este já foi provado cientificamente que realmente pode dobrar os bons resultados de uma dieta balanceada e de baixas calorias. 
De acordo com a coordenadora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro,a nutricionista Glorimar Rosa, a Farinha de berinjela enxuga a barriguinha e ajuda a eliminar as gordurinhas extras. 
Fonte de fibras, aumenta a sensação de saciedade e, portanto, é uma boa ‘aliada’ para ajudar a perder peso. Reduz o LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico e combate a constipação intestinal. 

Aposto que agora você até passou a gostar mais de berinjela, não é mesmo? Ainda bem que dá pra variar e aqui no Blog mesmo tem Smoothie delícia de Berinjela! Bora preparar?