Exames Laboratoriais (Exames de Sangue) Qual a importância?

 

2015-01-10 09.29.56

Dr. Vinicius Riberto – Nutricionista

Bom, antes de falar da importância dos exames, vale a pena lembrar que é dever do nutricionista seja ele clínico, esportivo, funcional pedir exames de sangue ao seu paciente, não é dever apenas dos médicos.

Muitos pacientes chegam na consulta sem exame de sangue algum em mãos.

De que maneira eu, como nutricionista posso ajudar o meu paciente no objetivo que ele desejar, seja hipertrofia, emagrecimento, definição muscular ou simplesmente uma reeducação alimentar se eu não lhe pedir exames?

A única coisa que nós não podemos passar ao nosso paciente é medicamento, seja ele para emagrecer ou hormonal, mas através de um exame de sangue, podemos identificar sim se o paciente é diabético, tem colesterol alto, hipo ou hipertiroidismo, por que muitas vezes o paciente nem por médico passou, quer simplesmente emagrecer e resolveu procurar um nutricionista.

IMG_20150110_080750

Loris fazendo a coleta de sangue para os exames que eu solicitei

Para vocês terem uma idéia, através de um exame de sangue eu consigo ver se meu paciente está ingerindo álcool e não deveria, se está consumindo doces e frituras e não deveria, consigo avaliar até o nível de treinamento.

IMG_20150110_080243

Material coletado e separado por tipo de exame

Agora um ALERTA: 

Um médico ou um nutricionista que não costuma atender praticantes de atividade física,  quando analisa um exame de sangue e vê o valor de CPK (índice inflamatório) alterado, se assusta e manda você parar de tomar suplemento.

IMG_20150109_233915

Uma coisa que não podemos ser nos dias de hoje é ignorantes e dizer: ” Isto é uma bobagem”.

CPK alterado significa um nível de treinamento avançado, não é o rim, o fígado ou o coração inflamados, mas sim o músculo.

fadiga-1

Você nutricionista, médido, tome cuidado ao analisar exames para não assustar o paciente!

Outro erro recorrente nos exames está na verificação de gordura no fígado.

Geralmente o médico pede (TGO,TGP), mas não temos apenas esses dois marcadores de esteatose hepática (gordura no fígado).

Ficaria muito longo eu explicar cada pedido que eu faço no exame de sangue, mas se caso você tiver dúvidas pode me mandar e-mail que eu explico um por um. ([email protected])

Portanto, os exames são de EXTREMA importância para nós nutricionistas identificarmos algum problema de saúde que o paciente possa ter, para que com uma alimentação adequada, possamos melhorar este fator.

Cuide da sua saúde que é o seu bem  mais precioso! Use #LigaDaSaude e compartilhe essas informações!

Vinicius Bearari Ribeiro – Equipe Dr. Paulo Muzy

CRN:27450

*Gostou desse post? Quer receber todos diretamente no seu email em primeira mão e até dicas exclusivas da equipe do Blog Da Loris? Então confirme enviando seus dados por aqui >>> http://bit.ly/tipsdaloris 

**E se você também quiser conhecer o método de treinamento e emagrecimento que a Loris testou e aprovou, clique AQUI !