“Meu pé meu querido pé que me aguenta o dia inteiro!”

Ah, são só 15 dicas mas prometo que te fará pensar muito nos seus pés daqui por diante,a começar com 2 perguntas:

_ O que seria do Neymar, nosso melhor jogador de futebol, se ele não cuidasse de seus pés? Ou de um triatleta se ele deixasse de lado seus pés?

Percebe a importância dos cuidados com nossos carregadores, sim carregadores, pois são eles que nos transportam de um lugar a outro. Mas já se perguntou quantas vezes você olha para seus pés por dia?

Muitas vezes só lembramos-nos dos pés na hora de tomar banho, ou quando acontece uma entorse um deles na rua, ou mesmo quando vai conhecer um gatinho ou uma gatinha e quer que esteja bonitinho, não é verdade?

Nossos pés são frequentemente judiados, agredidos e até desprezados por nós todos os dias, seja por passar horas dentro de um tênis, ou um sapato de salto, ou quando não recebe nenhuma atenção após uma temporada de férias na praia, sim na praia porque é onde mais costumamos andar descalços e ai consequentemente ressecam mais.

Mas você sabia que os pés podem mostrar muito da nossa saúde?Por exemplo:_ Os joanetes indicam que a pessoa possa sofrer de algum problema cervical. Por outro lado, uma massagem nas duas linhas internas do pé terá uma repercussão positiva nas costas.

Um pé saudável é reflexo de uma estrutura muscular, óssea e epitelial saudável. E para que estas estruturas se mantenham perfeitas, é necessário que a circulação e a sensibilidade da pele estejam normais.

Para você ter uma ideia do quanto à gente judia de nossos pés entenda o seguinte, uma pessoa de 70 kg descarrega sobre seus pés cerca de 120 toneladas ao caminhar 1,5km. Agora imagina alguém com mais de 100 kg?

Os pés são à base de sustentação do nosso corpo e também é a parte mais distante do cérebro e do coração, e por estes dois motivos muitas vezes são neles que vemos os indícios de um corpo saudável ou não. Esta situação fica ainda pior para esportistas e diabéticos. (Ainda falarei mais posteriormente sobre pés diabéticos e pés de esportistas.).

Neste primeiro momento escolhi as 15 melhores dicas das quais eu mesmo aplico e que te fará olhar para eles com mais carinho.

Vamos ver então?

  1. Lave os pés com sabonete de pH fisiológico, aquele que parece com o da pele.
  2. Lixar os pés nem pensar, o lixamento deixa a pele ainda mais grossa e pode causar rachaduras.
  3. Use o esfoliante próprio para os pés.
  4. Deixe as unhas respirar, não coloque camadas de esmalte vez após outra sem um intervalo para esse respiro.
  5. Corte as unhas quadradas para não encravar.
  6. Seque bem os pés, os dedos, pode usar um secador de cabelos, com temperatura gelada ou morna, para evitar a proliferação de fungos.
  7. Use meias de algodão, para absorver o suor, e importante troque-as todos os dias.
  8. Reveze o calçado, não use o mesmo todos os dias.
  9. Na praia, passe o protetor solar nos pés também, afinal ele é parte de seu corpo.
  10. Use calçados com a sua numeração, nunca use sapato apertado.
  11. Hidrate os pés duas vezes ao dia, com hidratantes específicos para os pés e que contenham na fórmula lactato de amônia, ácido salicílico e alfa hidroxiácidos, ureia até 10%, vitamina E vitamina C.
  12. Não use calçados de outras pessoas
  13. Se for a pedicuro leve sempre seu kit particular para usar lá.
  14. Examine periodicamente os pés, principalmente entre os dedos, observando se não têm feridas ou alguma mancha e se acontecer, procure um especialista.
  15. Especialistas em pés são pedólogos, médico vascular e ortopedistas.

Essas 15 dicas são só o começo para um pé saudável e pode ser seguido por qualquer pessoa. É importante também que você se tiver filhos, ensine-os a ter estes cuidados desde pequenos para que na vida adulta não sofram com as consequências de um pé doente.

Nas próximas matérias trarei informações específicas de quantos esses simples cuidados quando não aplicados por até mesmo prejudicar o desempenho da prática de seus esportes preferidos e também como uma pessoa sem diabetes pode ter um pé diabético. Aguarde!

Até este momento espero que estas dicas lhe ajude a cuidar melhor de seus lindos pisantes!